"Quando Deus quer uma obra, os obstáculos são meios" (Pe. Júlio Chevalier, mSC)







quinta-feira, 30 de setembro de 2010

30 de Setembro celebramos SÃO JERÔNIMO e DIA DA BÍBLIA

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo".

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e esforçava-se por decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Em Roma, Jerônimo teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, Jerônimo apresentava-se como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). Cerca do fim desta permanência em Roma, Jerônimo recebeu o Batismo.

Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma, e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!


SAIBA MAIS...
O mês de setembro se tornou o mês referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.

Este ano, 2010, será o 39º ano que a Igreja celebra o Mês da Bíblia.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), dando continuidade à 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), propôs para o Mês da Bíblia deste ano (2010) o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CNBB publica documento de estudos sobre missionários para a Amazônia

A 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em maio de 2009, acolheu, de forma expressiva, o apelo vindo da Amazônia e selou um apoio ao episcopado e às comunidades dessa região do Brasil. Este apoio está expresso no documento “Missionários(as) para a Amazônia”, publicado na série "Estudos da CNBB" (conhecida como "Coleção Verde"), número 100.

O documento será enviado a todos os bispos, Regionais da CNBB e casas de formação do Brasil que trabalhem com formação de missionários para a Amazônia.

O documento elaborado é um subsídio para aquelas pessoas interessadas em tornarem-se missionários na Amazônia. “Neste documento, tanto as paróquias, dioceses e bispos, quanto os missionários, estarão respaldados com informações de grande relevância para dar seguimento ao processo de Evangelização da Amazônia, seguindo uma linha aprovada pela CNBB”, destacou a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes.

De acordo com o documento, é de suma importância que os missionários para a Amazônia, antes de iniciarem o trabalho, participem dos cursos de formação missionária, promovidos pela CNBB e pelos Regionais da CNBB. “Além desses cursos, cada Regional da Amazônia oferecerá cursos de formação sobre a realidade Amazônia: cultura, tradições. Documentos e caminhada da Igreja na Amazônia, realidade urbana e rural, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, migrantes, desmatamento, avanço do agronegócio. É importante destacar a prioridade para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formação missionária dos cristãos leigos e a Pastoral de Conjunto”.

DIVULGADO O TEMA PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 2011


Foi revelado hoje, 29, pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, no Vaticano, o tema para o 45º Dia Mundial das Comunicações 2011. “Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital” foi escolhido pelo papa Bento XVI, que deve divulgar o texto completo da mensagem no dia 24 de janeiro de 2011, na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Segundo o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em seu comunicado oficial à imprensa, a comunicação deve ser entendida e centrada na pessoa humana que está no coração de todos os processos comunicativos. “Mesmo em uma era que é amplamente dominada e, por vezes condicionadas, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua a ser essencial”.

O Pontifício Conselho pede que haja critérios baseados na verdade, principalmente pelos jornalistas católicos. “Para abordar a verdade e assumir a tarefa de compartilhar isso exige a ‘garantia’ de uma autenticidade de vida daqueles que trabalham na mídia, e especialmente dos jornalistas católicos, uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”.

Finalizando, o Pontifício Conselho pede a credibilidade na pessoa humana e não nas tecnologias. “A tecnologia, por si só, não pode estabelecer ou reforçar a credibilidade do comunicador, nem pode servir como uma fonte de valores que guia a comunicação. A verdade deve permanecer em um ponto firme e imutável de referência das novas mídias e o mundo digital, abrindo novos horizontes de informação e conhecimento”.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bento XVI anuncia que voltará ao Vaticano nesta quinta-feira

Após uma estadia de quase 3 meses em Castel Gandolfo

Bento XVI anunciou que voltará a Roma, ao Vaticano, na próxima quinta-feira, dia 30 de setembro, depois de uma estadia de quase 3 meses em Castel Gandolfo, que incluiu alguns deslocamentos e viagens.

Neste verão boreal, o Papa não passou uns dias de férias nos Alpes, como nos anos anteriores, mas permaneceu quase todo o verão na residência papal de Castel Gandolfo, desde a quarta-feira, 7 de julho.

Retomou as audiências gerais das quartas-feiras no dia 4 de agosto, assim como as audiências privadas e as visitas ad limina.

"Queridos amigos - anunciou o Papa ontem, depois de rezar o Ângelus -, se Deus quiser, na quinta-feira que vem voltarei a Roma; então, desejando-vos um feliz domingo, dirijo um ‘até logo' cordial à comunidade de Castel Gandolfo."

Durante suas férias, o Papa viajou ao Reino Unido, de 16 a 19 de setembro, e também visitou Carpineto Romano, no dia 5 de setembro.

É possível que ele tenha preparado sua próxima visita a Palermo, programada para o dia 3 de outubro, e sua viagem à Espanha, em novembro.

Sem esquecer a música, o Pontífice também teria trabalhado em seu terceiro livro sobre Jesus de Nazaré e em uma quarta encíclica, talvez sobre a fé - depois de ter escrito sobre as duas outras virtudes teologais: a caridade (Deus caritas est) e a esperança (Spe salvi).

Bento XVI também recebeu, como todos os anos, seus ex-alunos do Ratzinger Schülerkreis, durante um encontro realizado de 27 a 29 de agosto, e o ex-bispo de Basileia e novo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Kurt Koch, como convidado de honra, a quem o Papa recebeu em audiência no dia 29 de agosto.

Beatificada jovem esportista falecida aos 19 anos

Primeiro membro dos Focolares nos altares
Pelo menos 25 mil pessoas se uniram no último sábado, no santuário do Divino Amor de Roma, para a beatificação de Chiara Luce Badano, jovem italiana falecida aos 19 anos (1971-1990) após uma longa doença durante a qual deu prova de autenticidade cristã.

Como no santuário cabiam apenas 5 mil peregrinos, os demais participantes assistiram à celebração, presidida em nome de Bento XVI pelo arcebispo Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, da esplanada contígua.
Muitos dos presentes - de 71 países - fazem parte do Movimento dos Focolares, cujo carisma foi vivido pela jovem.

Na homilia, Dom Amato definiu a nova beata como "uma garota de coração cristalino", "moderna, esportista, positiva que, num mundo rico de bem-estar, porém deficiente de tristeza e infelicidade, nos transmite uma mensagem de otimismo e transparência".

Em seguida, lembrou de acontecimentos simples e cotidianos da vida de Chiara Luce, na localidade italiana de Sassello, onde vivia; são fatos cheios de surpreendente radicalidade evangélica: desde quando dava o lanche aos pobres, até quando acolheu uma senhora marginalizada, ou quando dava testemunho em um café com os amigos, pois "o que importa não é só falar de Deus. Tenho de anunciá-lo com a minha vida".

Sua vida se tornou ainda mais luminosa depois que os médicos diagnosticaram nesta apaixonada pelo jogo de tênis um câncer nos ossos (osteosarcoma), início de uma doença que a levaria à morte.

Quando tiveram de amputar-lhe as pernas, a garota disse: "não tenho pernas, mas o Senhor me deu asas".

"Essa garota aparentemente frágil, era na realidade uma mulher forte", acrescentou Dom Amato. Ela encontrou esta força na espiritualidade do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, com quem a jovem manteve uma intensa relação epistolar e de quem recebeu o nome de Chiara Luce.

"É um momento histórico, uma confirmação, por parte da Igreja, de que a espiritualidade da unidade leva à santidade", afirmou Maria Voce, atual presidente dos Focolares, ao constatar que se trata da primeira pessoa que segue este carisma eclesial.

"É um novo compromisso - acrescentou. Chiara Luce nos convida a percorrer o caminho da santidade."

Dom Pier Giorgio Micchiardi, bispo de Acqui, diocese italiana na qual Chiara Badano viveu, agradeceu pela beatificação durante a celebração e desejou que ela "ajude os jovens e os nem tão jovens a buscarem decididamente a amizade plena com Jesus".

Na celebração, participaram 14 bispos de vários países e representantes de vários movimentos, como a Ação Católica, Santo Egidio, Renovação Carismática, Schoenstatt e associações de escoteiros.

No final da celebração, a mãe de Chiara, Maria Teresa, reconheceu que "foi uma emoção muito profunda, nosso reconhecimento a Deus por nos ter dado uma filha é infinito".

Por meio dos jornalistas presentes, deixou esta mensagem aos pais que descobrem a doença de seus filhos: "São momentos de grande dor, mas o consolo só pode vir de Deus. Ele nos apoiou com a força da unidade, uma força que não provém apenas da unidade entre nós, mas da potência da unidade que todas as pessoas do Movimento desencadearam".

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VATICANO INCLUI BRASIL NA ROTA DO TURISMO RELIGIOSO

A Obra Romana de Peregrinações – atividade institucional do Vicariato de Roma, que atua na promoção e organização de peregrinações – vai acrescentar o Brasil nos roteiros oferecidos aos peregrinos católicos. A parceria foi firmada no dia 14 de setembro, no Vaticano, e divulgada pelo Ministério do Turismo brasileiro na quinta, dia 16 de setembro.

Inicialmente, serão indicadas como metas de peregrinações as cidades de São Paulo (capital), Aparecida (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e cidades históricas mineiras.

O Ministério do Turismo espera expandir o potencial do turismo religioso no Brasil. Uma pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2007, apontou que 3,6% dos entrevistados declararam a religião como motivação para viagens. Considerando o volume total das viagens realizadas no país – estimado em 225 milhões – o resultado significaria um volume de cerca de 8 milhões de viagens.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, estima que a parceria com a Obra Romana de Peregrinações, que divulga metas mundialmente famosas, como Santiago de Compostela, na Espanha, e Fátima, em Portugal – "deve proporcionar um grande impacto no fluxo turístico estrangeiro rumo ao nosso país".

A definição dos roteiros está sendo debatida pela equipe do Vaticano e representantes de operadoras brasileiras. Espera-se que os primeiros pacotes comecem a ser vendidos no congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em outubro próximo, no Rio de Janeiro. Mas o impacto maior está previsto para junho de 2011, quando se realizará o Josp Fest (Festival Internacional dos Itinerários do Espírito), na Itália.

Enquanto o Vaticano avalia as metas de peregrinações a serem indicadas, alguns estados brasileiros se antecipam na divulgação de sua vocação para o turismo religioso. Na Bahia, eventos como a lavagem da Igreja do Bonfim, a festa de Santa Bárbara (em Salvador), a romaria de Bom Jesus da Lapa e a festa da Boa Morte atraem multidões, anualmente.

Minas Gerais, por sua vez, conta com festas particulares na Semana Santa e no Corpus Christi, que reúnem turistas do mundo todo, principalmente em cidades históricas como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. Para a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, a notícia foi animadora: "Certamente, este acordo poderá contribuir para o aumento do fluxo turístico ao estado" – concluiu ela.

Nos próximos meses, o administrador delegado da Obra Romana de Peregrinações, o ganense Pe. Caesar Atuire, deverá visitar o Brasil com uma comitiva. Na ocasião, o governo brasileiro pretende apresentar outras opções nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de metas de ecoturismo como a Amazônia, Foz do Iguaçu e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
Fonte: Catolicanet.com

Termina a 17ª Viagem Apóstolica Internacional do Papa ao Reino Unido

Bento XVI conclui na tarde de ontem, domingo, a sua 17ª Viagem Apostólica Internacional que o levou ao Reino Unido; uma visita que teve a duração de 4 dias. Durante a cerimônia de despedida, realizada no Aeroporto Internacional de Birmingham, o Papa, depois do discurso do Primeiro-ministro de Sua Majestade, David Cameron, agradeceu o intenso trabalho de preparação, tanto do governo atual como do precedente, dos serviços públicos, das autoridades locais e da polícia, e os muitos voluntários que pacientemente ajudaram a preparar os eventos dos quatro dias da sua vista apostólica. “Obrigado pela calorosa acolhida e hospitalidade que vocês me reservaram”, disse Bento XVI.

“Durante o tempo que estive com vocês, eu encontrei representantes de muitas comunidades, culturas, línguas e religiões que compõem a sociedade britânica. A grande diversidade da moderna Grã-Bretanha é um desafio para o seu governo e seu povo, mas também representa uma grande oportunidade para aprofundar o diálogo entre culturas e religiões que enriquecem toda a comunidade”.

Depois de recordar que, nestes dias agradeceu a oportunidade de se encontrar com Sua Majestade a Rainha, como também com o primeiro-ministro e outros líderes políticos, e falar sobre questões de mútuo interesse, tanto nacionais como internacionais, Bento XVI disse que ficou particularmente honrado em receber o convite para se dirigir às duas câmaras do Parlamento britãnico no histórico local de Westminster Hall.

“Espero sinceramente que esses encontros contribuam a confirmar e reforçar as excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido, especialmente na cooperação para o desenvolvimento internacional, o cuidado do meio ambiente e a construção de uma sociedade civil com um renovado sentido de valores compartilhados e objetivos comuns”.

O Pontífice afirmou ainda que foi uma satisfação visitar o Arcebispo de Cantuária e os bispos da Igreja da Inglaterra, rezando depois com eles e com outros irmãos cristãos na sugestiva Abadia de Westminster, um lugar que fala com muita eloquência das tradições e da cultura que partilhamos.“

A Grã-Bretanha acolhe muitas tradições religiosas, e eu apreciei a oportunidade de encontrar seus representantes e partilhar com eles algumas idéias sobre a contribuição que as religiões podem oferecer para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e pluralista”.Levando em conta - como disse o Papa -, que sua visita foi especialmente dirigida aos católicos do Reino Unido, Bento XVI expressou seu agradecimento pelo tempo transcorrido com os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, como também com os professores, estudantes e idosos.

“Foi muito emocionante celebrar com eles, aqui em Birmingham, a beatificação de um grande filho da Inglaterra, o Cardeal John Henry Newman. Estou convencido de que, com seu vasto legado de escritos acadêmicos e espirituais, tem ainda muito a nos ensinar sobre a vida e o testemunho cristão no meio dos desafios do mundo atual, desafios que ele previu com clareza impressionante”.

E antes de invocar a bênção de Deus sobre todos, o Papa se despediu assegurando a esta nação, mais uma vez, os seus melhores desejos e orações para a paz e a prosperidade da Grã-Bretanha.

sábado, 18 de setembro de 2010

HALLELUYA em São Luís-MA: A Força que faz viver!

A Praça Maria Aragão no centro de São Luís, será palco neste fim de semana da nona edição do Halleluya, um dos maiores eventos religioso e cultural promovido pela Comunidade Católica Shalom. A programação começou nesta sexta-feira (17), às 17h, com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, D. José Belisário da Silva.

O evento vai reunir, durante três dias, mais de 70 mil pessoas, repetindo o sucesso do ano passado, que ocorreu no Aterro do Bacanga. Treze atrações musicais estão confirmadas. São cantores e bandas do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará, já conhecidos do público católico. Haverá também apresentações cênicas e dança, adoração e missa.

Bethania Brito, coordenadora de divulgação, disse que, além dos espetáculos, o Halleluya traz o Espaço da Misericórdia, onde haverá uma capela com adoração e local para que as pessoas possam se confessar. A estrutura do evento inclui, ainda, praça de alimentação e 15 estandes, onde o Público poderá conhecer mais sobre a Comunidade Shalom e os espaços dos movimentos da Igreja. O acesso do público é totalmente gratuito.

Segundo a coordenadora, além da mudança da data do evento, que ocorria em outubro, por ocasião do carnaval fora de época, e este ano foi antecipado para o mês de aniversário da cidade de São Luís, entre as novidades de 2010 está o Halleluya Kids, um espaço lúdico, voltado para o entretenimento das crianças, com brincadeiras, peças teatrais, pintura e música.

Cerca de 250 pessoas vão trabalhar no Halleluya. São voluntários que serão responsáveis pela estrutura, divulgação, programação, evangelização e aconselhamento, durante os três dias de festa católica (17 a 19). “Entre as atividades profissionais e os compromissos familiares, jovens e adultos se unem e doam parte do seu tempo nas equipes que tornam possível a Realização do Halleluya”, acrescentou Bethania Brito.

Com o tema “A força que faz viver”, a edição do Hallleuya deste ano traz para a capital maranhense os shows das bandas Adoração e Vida e Anjos de Resgate, Expresso HG e Netinho (SP), Diego Fernandes (RS), Missionário Shalom e Suely Façanha (CE), Davidson Silva (MG), Cosme (RJ). Entre os artistas de São Luís estão Jr. Brasileiro, Adriana Fróes e as bandas Ministério de Música Ebenézer e Parresia (Comunidade Shalom), composta por Jovens do Projeto Juventude. Os shows vão misturar estilos como axé, pop rock, forró e MPB.

Além do público de São Luís, está confirmada também a vinda de caravanas do interior do Maranhão. São jovens e adultos dos municípios de Penalva, Morros, Chapadinha, Pedreiras, Trizidela do Vale, Icatu, Tutoia, Urbano Santos, Coroatá, Tumtum, Imperatriz, Bacabal e Barra do Corda.

SAIBA MAIS...
Halleluya começou em 1995, em Fortaleza (CE), onde este ano atraiu um público de 750 mil pessoas nos cinco dias do evento que está se espalhando pelo Brasil, nas cidades onde existe a Comunidade Católica Shalom. Já é realizado também em São Paulo, Aracaju, Belo Horizonte e Salvador, além de edição internacional na França. Em São Luís, a primeira edição ocorreu em 2002 e desde então não parou mais, chegando este ano a sua nona edição, com o propósito de entretenimento, alegria, louvor e adoração.

Para saber mais sobre o Halleluya deste ano, basta acessar os endereços eletrônicos na internet http://www.twitter.com/HalleluyaMA, http://www.flickr.com/%20ou ou pelo telefone (98) 3227-4814.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ENCONTRO VOCACIONAL MSC EM FLORIANO-PI

Amanhã, dia 18 de setembro, realiza-se na Paróquia Senhora Sant'Ana, no município de Floriano, estado do Piauí, o 1º ENCONTRO VOCACIONAL MSC com a previsão de participação de 10 vocacionados, oriundos de duas paróquias localizadas dentro do próprio município.
Pe. Francisco Tarcísio - Reitor/Formador do Seminário Pe. Júlio Chevalier em São Luís - MA e responsável pela Pastoral Vocacional em todo o nordeste, estará conduzinho todo o momento orante e formativo.
Nossa alegria e agradecimentos aos padres: Pe. Abimael Francisco Nascimento,mSC e Pe. João Schmid,mSC que trabalham nessa Paróquia.
A Paróquia Senhora Sant’Ana, localiza-se na Av. Eurípides de Aguiar, 633 - Caixa Postal, 46 / Telefax: (89) 3522-4599 64800-000 - Floriano - PI.

Rogamos ao Deus da messe que envie trabalhadores para a sua messe
e que estes jovens vocacionados escutem atentamente ao Seu chamado.

DETALHES DO DEBATE ENTRE OS PRESIDENCIÁVEIS NO PRÓXIMO DIA 23

Na tarde desta terça-feira, 14, aconteceu, na sede da CNBB, a última reunião para acertar os detalhes finais do debate entre os candidatos à presidência da República, que acontecerá na Universidade Católica de Brasília (UCB), no próximo dia 23. O debate é promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Universidade Católica de Brasília (UCB), Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Participaram da reunião os representantes das candidaturas de Marina Silva (PV), José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Plínio Sampaio (PSol), candidatos à Presidência cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, o debate irá priorizar o tempo de exposição dos candidatos com uma pauta voltada para os problemas sociais que afetam diretamente a população brasileira.

“Os candidatos terão qualidade do tempo e de espaço para responder as questões, para que haja profundidade e compromisso com aquilo que eles têm condições para enfrentar os grandes problemas nacionais. A pauta terá como foco os mais empobrecidos da sociedade, ou seja, irá olhar para a sociedade que nós queremos com o voto, privilegiando aquilo que vai ser a construção de um Brasil novo”, destacou.

Seidel enfatizou ainda os objetivos do debate. “Nosso desejo é proporcionar aos católicos, aos cristãos e à sociedade em geral um debate que reflita sobre a situação do país e quais são as proposições que os candidatos apresentam para enfrentar esses grandes problemas, desde a questão do desenvolvimento urbano à moradia, reforma agrária, família e questões referentes ao desenvolvimento humano. Os temas ligados à defesa da vida estarão inseridos nesse debate também”, pontuou o secretário.

O debate acontecerá no próximo dia 23, das 21h30 às 23h30, e será dividido em quatro blocos e três intervalos. Cada candidato terá, em média, 3 minutos para responder às perguntas. Cada um poderá levar até 43 convidados. Cada uma das entidades organizadoras poderá convidar 50 pessoas. O público é estimado em 500 pessoas.
Além das TVs e rádios de inspiração católica, os sites da Universidade Católica de Brasília e das entidades promotoras transmitirão o debate ao vivo. As TVs que ainda desejam participar do pool de transmissão devem entrar em contato com a UCB pelo fone (61) 3356-9013.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CNBB DIVULGA NOTA NA PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES 2010.

Constantes interpelações têm chegado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro.
Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País.


Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.

Reafirmamos, portanto, o que diz a Declaração: “A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.
Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro”.

Brasília, 16 de setembro de 2010
P. nº 0762/10

Dom Geraldo Lyrio Rocha - Arcebispo de Mariana – MG e Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira - Arcebispo de Manaus e Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa - Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB
Outras informações no site da CNBB, click no link: www.cnbb.org.br

PAPA BENTO XVI VISITA REINO UNIDO

O papa Bento XVI chegou nesta quinta-feira, 16, a Edimburgo, na Escócia, iniciando sua visita de quatro dias ao Reino Unido, que inclui quatro cidades e se concluirá com a missa de beatificação de John Henry Newman, domingo de manhã, em Birmingham. O papa foi acolhido no aeroporto pelo príncipe Filipe e seguiu para o palácio de Holyroodhouse, residência real na Escócia.
Ao saudar o papa, a rainha de Inglaterra, Isabel II, falou sobre a liberdade religiosa. “A liberdade religiosa está na base da nossa sociedade democrática”, disse a Rainha. Ela prestou homenagem ao contributo da Igreja Católica à educação e à assistência social aos mais pobres. Isabel II destacou, ainda, o trabalho que a Santa Sé faz em favor da paz mundial e da solução dos problemas como a pobreza e mudanças climáticas.


Bento XVI, por sua vez, agradeceu à rainha e às outras autoridades do país o convite para a visita e o acolhimento recebido. Ele falou da fé dos monarcas da Inglaterra. “Os monarcas da Inglaterra e da Escócia eram cristãos deste os primeiros tempos e incluem santos como Eduardo o Confessor e Margarida da Escócia. Muitos deles exerceram conscienciosamente os seus deveres de soberanos, à luz do Evangelho, modelando de tal modo a nação no bem, em profundidade”, disse o pontífice.
“A mensagem cristã tem sido parte integrante da linguagem, do pensamento e da cultura das populações destes Ilhas, por mais de mil anos. O respeito dos vossos antepassados pela verdade e pela justiça, pela clemência e pela caridade, chega até vós, a partir da fé que permanece uma potente força para o bem no vosso reino, com grande benefício quer para os cristãos, quer para os não-cristãos”, acrescentou o papa.

O papa preside, às 17h15, hora local, uma missa campal em Glasgow, deixando depois a Escócia a caminho de Londres, onde pernoita. Amanhã, 17, Bento XVI se encontra com líderes cristãos e de outras religiões, nomeadamente com Rowan Williams, arcebispo da Cantuária, sinal de unidade dos bispos e Igrejas da Comunhão anglicana. Entre as seis alocuções públicas que Bento XVI profere neste dia 17 sobressai o discurso que dirigirá a toda a sociedade civil, no Westminster Hall, ao lado do Parlamento britânico.

No terceiro dia da visita, ainda na capital, Bento XVI tem reuniões com o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro e o líder da oposição. O programa prossegue com a celebração de missa, na catedral católica, com os fiéis britânicos, terminando com uma vigília de oração no Hyde Park.
Já no domingo, 19, o papa parte para Birmingham, onde preside à missa campal em que vai ser beatificado o cardeal Newman. Antes do regresso a Roma, Bento XVI reúne-se com os bispos de Inglaterra, Escócia e Gales.

Fonte: Rádio Vaticano

3º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL - “Discípulos missionários a serviço de todas as vocações”.

Dentre os dias 03 e 07 do corrente mês e ano, em Itaici, no município paulista de Indaiatuba, realizou-se o 3º Congresso Vocacional do Brasil, sob o tema “Discípulos missionários a serviço de todas as vocações”. O evento foi realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e teve a presença de 386 animadores vocacionais, sendo 16 bispos, 159 padres, 122 religiosas, 12 diáconos e 75 leigos e leigas.

Momentos antes da cerimônia de encerramento do Congresso, como de costume, os participantes redigiram e aprovaram um documento que resumiu as conferências ministradas durante os quatro dias de encontro e deu sugestões para o Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PAV). O texto será divulgado, em breve, pela Comissão Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Para marcar o desfecho do encontro foi celebrada uma missa de envio, com a participação do presidente do Congresso, o frade franciscano, Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner. Durante a cerimônia, o sacerdote declarou que, através do Congresso, os participantes puderam experimentar de novo como Deus vem ao encontro de cada um. "Se somos amados, se a medida de Deus é transbordante com cada um de nós, como não corresponder a este amor?", indagou.
Por fim Dom Leonardo fez um pequeno balanço do que foi o evento e afirmou: "Partimos daqui rendendo graças porque fomos cumulados da graça de Deus. Quando cada um de nós se sentir um discípulo missionário a serviço das vocações estaremos enriquecendo nossa Igreja com a presença do crucificado-ressuscitado". E acrescentou: "Neste tempo de luzes e sombras, talvez falte a percepção de como somos amados".


Após a celebração da missa de encerramento, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio Rocha, concedeu entrevista. Segundo o arcebispo, no batismo “está a raiz de todas as vocações e é por causa do batismo que se fala da dignidade fundamental de todos os membros do povo de Deus”.

De acordo com o arcebispo, quando se fala em vocação, fala-se de “chamado: chamado de Deus à vida; chamados em Cristo à santidade e chamados também, no dom do Espírito, para o serviço na Igreja e no mundo”.
“Todas as vocações se situam no interior da própria Igreja, seja para o Ministério Ordenado e para a Vida Consagrada nas suas diversas formas – como as congregações, ordens religiosas e os institutos seculares ou dos leigos consagrados –, seja a vocação laical.”
A respeito da vocação laical, o arcebispo comentou: “não são os leigos os colaboradores dos ministros ordenados, é o inverso; somos nós, ministros ordenados, que estamos a serviço do laicato, do povo santo de Deus”.
“Todos participamos, pelo batismo, do sacerdócio de Jesus Cristo, que costumamos dizer o ‘sacerdócio comum dos fiéis’. Para que este povo sacerdotal possa viver o seu sacerdócio é que alguns são chamados por Deus para este serviço do ministério ordenado. Podemos dizer, então, que o sacerdócio ministerial está a serviço do sacerdócio comum dos fiéis”, disse.
Dirigindo-se aos animadores vocacionais, Dom Geraldo Lyrio reconheceu que hoje é “extremamente desafiador” levar adiante o trabalho vocacional.
“Mas o campo está aberto porque estes jovens vivem hoje marcados profundamente pelos meios de comunicação, esta geração que vive na intimidade com a internet tem um coração que também aspira por coisas maiores; tem sede, sobretudo, de Deus”, disse.

sábado, 11 de setembro de 2010

SAIBA MAIS SOBRE O LIMITE DA PROPRIEDADE DE TERRA.

O que é a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra?
Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade e importância de se estabelecer um limite para a propriedade da terra, no ano 2000, o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), lançou a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar.
Esta campanha foi criada para acabar com a histórica concentração fundiária existente no país. É preciso estabelecer um limite para a propriedade da terra se o Brasil quiser fazer valer um dos objetivos fundamentais da república que é o de "erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais." (artigo 3º, inciso III da Constituição).

O que é um Plebiscito Popular?
A participação popular é um direito do povo, pois ela está na essência do conceito de Estado Democrático de Direito. Ela pode ser exercida pela via indireta, quando se elege pelo voto representantes que exercem o poder político em nome do povo, ou pela via direta, quando a sociedade se manifesta diretamente sobre temas relevantes para o país, por meio de plebiscitos, referendos ou iniciativa popular.
A participação popular legitima as decisões sobre os destinos a serem dados para a Nação, fazendo com que o povo seja protagonista direto deste processo. A Constituição Federal Brasileira de 1988, no seu artigo 14, determina que "a soberania popular será exercida pelo voto direto e secreto, e também, nos termos da lei, pelo plebiscito, referendo e pela iniciativa popular." Segundo o artigo 49, XV, compete ao Congresso Nacional, autorizar um referendo e convocar um plebiscito.
Mas a prática de consultar o povo está muito longe de ser concretizada. Diante disto, a sociedade civil organizada tem lançado mão de plebiscitos de iniciativa popular para que o povo possa se manifestar sobre problemas relevantes que atingem a sociedade. Mesmo não tendo valor jurídico legal, esta consulta popular tem um grande valor simbólico para mostrar que o povo está atento às grandes questões nacionais e que, por isso mesmo, deveria ser ouvido com mais atenção.
Por que limitar as propriedades de terra no Brasil?
Porque a pequena propriedade familiar:
Produz a maior parte dos alimentos da mesa dos brasileiros: toda a produção de hortaliças, 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo; 58% do leite, 59% dos suínos, 50% das aves.
Emprega 74,4% das pessoas ocupadas no campo (as empresas do agronegócio só empregam 25,6% do total.)
A cada cem hectares ocupa 15 pessoas (as empresas do agronegócio ocupam 1,7 pessoas a cada cem hectares).
Os estabelecimentos com até 10 hectares apresentam os maiores ganhos por hectare, R$ 3.800,00.
Enquanto a concentração de terras no latifúndio e grandes empresas:
Expulsa as famílias do campo, jogando-as nas favelas e áreas de risco das grandes cidades;
É responsável pelos conflitos e a violência no campo. Nos últimos 25 anos,
1.546 trabalhadores foram assassinados e houve uma média anual de
2.709 famílias expulsas de suas terras!
13.815 famílias despejadas!
422 pessoas presas!
765 conflitos diretamente relacionados à luta pela terra!
92.290 famílias envolvidas em conflitos por terra!
Lança mão de relações de trabalho análogas ao trabalho escravo. Em 25 anos 2.438 ocorrências de trabalho escravo foram registradas, com 163 mil trabalhadores escravizados.

O que é um módulo fiscal?
O módulo fiscal é uma referência, estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que define a área mínima suficiente para prover o sustento e a vida digna de uma família de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ele varia de região para região (entre cinco e 110 hectares) e é definido para cada município a partir da análise de várias regras, como por exemplo, a situação geográfica, qualidade do solo, o relevo e condições de acesso.
A criação do módulo fiscal foi uma tentativa de adequar as propriedades às realidades regionais e municipais. Essa concepção está presente nas leis como, por exemplo, na Lei nº. 8.629. Essa lei foi instituída em 1993 para regulamentar os artigos 184, 185 e 186, da Constituição Federal, que tratam da reforma agrária. Essa Lei estabeleceu, em seu art. 4º, que a pequena propriedade é aquela "de área compreendida entre 1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais" (Inciso II). No mesmo artigo, estabeleceu que a média propriedade é aquele imóvel que possui "área superior a 4 (quatro) até 15 (quinze) módulos fiscais" (Inciso III). Esta definição é importante porque os imóveis abaixo deste tamanho não são passíveis de desapropriação para fins de reforma agrária, segundo consta no art. 185 da Constituição.

Por que o FNRA propõe um limite de 35 módulos fiscais?
Mesmo tendo este parâmetro legal de até 15 módulos para a média propriedade, o Fórum Nacional de Reforma Agrária propôs como limite máximo, 35 módulos. As entidades do Fórum entendem que, mesmo estabelecendo um limite máximo, a estrutura fundiária brasileira continuará composta de pequenas, médias e grandes propriedades.
O limite de 35 módulos significa uma variação entre 175 hectares, em casos de imóveis próximos às capitais, portanto, assistidos com infra-estrutura e bom acesso aos mercados consumidores e 3.500 hectares, em boa parte da região da amazônica. Este limite supera o limite máximo estabelecido na Constituição Federal para a concessão de terras públicas. De acordo com o art. 188 da Constituição, a concessão de terras públicas acima de dois mil e quinhentos hectares (2.500 hectares) deve ser aprovada pelo Congresso Nacional. O espírito constitucional já era de estabelecer um limite, mas ficou restrito às áreas públicas.
A questão do limite da terra está interligada com a definição das terras públicas e das políticas de uso do solo. As entidades do Fórum, ao mesmo tempo em que propõe um limite para a propriedade particular da terra, defende a demarcação de todas as terras indígenas e quilombolas, bem como defende os percentuais de preservação ambiental nas propriedades rurais.

O que posso fazer para contribuir com a campanha e com o plebiscito popular?
A realização e o sucesso do plebiscito dependem única e exclusivamente da participação e do empenho de cada um, de cada entidade, organização e pastoral, uma vez que não existe nenhum apoio público e da mídia. Representa a força e a determinação de quem acredita em que algo pode ser feito para corrigir esta absurda concentração de terras que acaba por excluir milhões de famílias de terem seus direitos protegidos.
Fale, comente e divulgue, também pela internet e redes sociais (orkut, twitter), o plebiscito para seus amigos, sua família e colegas de trabalho.
Integre-se aos comitês locais ou estaduais que vão organizar o Plebiscito.

VOTE;
Assine o abaixo-assinado que será levado ao Congresso Nacional para que seja votada uma emenda constitucional que determine um limite ao tamanho das propriedades;
Na hora de escolher seus governantes e representantes para o Senado e a Câmara dos Deputados, vote naqueles que se comprometem a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional - PEC 438 que confisca as propriedades onde se pratica o trabalho escravo, e que proponham uma emenda à Constituição para que seja determinado um limite à propriedade;
Não vote naqueles que sempre defenderam o direito absoluto à propriedade sem se preocupar com os direitos dos outros.

MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE O SITE: http://www.limitedaterra.org.br/duvidas.php

Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra

Plebiscito pelo limite de terra continua até o próximo dia 12

No período de 1º a 7 de setembro vai acontecer, em todo o Brasil, o plebiscito pelo limite da propriedade rural, que tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de se estabelecer um limite para a propriedade da terra. No mesmo período também estará acontecendo a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que irá demonstrar ao Congresso Nacional que o povo brasileiro deseja que se inclua na Constituição um novo inciso limitando a propriedade da terra a 35 módulos fiscais. Áreas acima disso seriam incorporadas ao patrimônio público e destinadas à reforma agrária. O módulo fiscal é uma referência de área suficiente para a sobrevivência de uma família camponesa que vive da agricultura familiar. Ele varia de região para região, indo de 5 a 110 hectares.


A decisão foi tomada devido à grande procura da população para participar do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra, que começou em todo Brasil na última quarta-feira, dia 1º de setembro.

Com o feriado prolongado de 7 de setembro, várias escolas e universidades que estão com comitês formados para a votação vão continuar com o plebiscito popular. Além disso, paróquias também vão realizar grandes manifestações no fim de semana para chamar suas comunidades a aderirem à Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra.

Os estados confirmados para a prorrogação são: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O estado do Rio de Janeiro continua com a votação até a próxima sexta-feira, dia 10.

O abaixo-assinado, que circulou junto com a votação, continua em todo país até o final deste ano. O objetivo desta coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para que seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.

Já o plebiscito popular, além de consultar a população sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo à propriedade da terra, tem a tarefa de ser, fundamentalmente, um importante processo pedagógico de formação e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária do nosso país e de debater sobre qual projeto defendemos para o povo brasileiro. Além disso, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra veio como um instrumento para pautar a sociedade brasileira sobre a importância e a urgência de se realizar uma reforma agrária justa em nosso país.

Além das 54 entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, também promovem o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, a Assembléia Popular (AP) e o Grito dos Excluídos. O ato ainda conta com o apoio oficial das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

sábado, 4 de setembro de 2010

SETEMBRO: Mês da Bílbia


O livro de Jonas texto escolhido para o Mês da Bíblia 2010

O mês de setembro se tornou o mês referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.

Este ano, 2010, será o 39º ano que a Igreja celebra o Mês da Bíblia. A celebração surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), dando continuidade à 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), propôs para o Mês da Bíblia deste ano o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.

“Ele [livro de Jonas] tem como objetivo principal ajudar o povo a cumprir o anseio do último Sínodo (2008) que destacou o mandato missionário de todo cristão como consequência do Batismo. Acrescenta-se a isso o fato do documento de Aparecida também destacar o valor do mandato missionário. Outras motivações contribuíram para a escolha do livro de Jonas: a Campanha da Fraternidade Ecumênica e o Ano Paulino, que refletiram sobre a evangelização do mundo urbano. Através do livro de Jonas, Deus faz o mesmo apelo aos cristãos de hoje: ‘Levanta-te e vai à grande cidade’ (Jn 1,2) para denunciar as injustiças e proclamar a sua misericórdia”, destacou o bispo da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann.

Para a assessora da Comissão Bíblico-catequética, Maria Cecília Rover, responsável pela parte bíblica da Comissão, o Documento de Aparecida trata o caminho de formação dos discípulos missionários, principalmente apontando para o texto escolhido para o Mês da Bíblia 2010. “O Documento de Aparecida nos alerta para as muitas formas de nos aproximarmos da Sagrada Escritura, e destaco a Leitura Orante como a maneira privilegiada. No Livro de Jonas, ele nos ensina a não temermos os grandes desafios, levando o Evangelho a todas as direções que seguirmos. Este é o grande auxílio que vejo com o Mês da Bíblia, ele mobiliza a sociedade em torno de um tema específico, fortalecendo a comunhão social e despertando o ardor missionário de cada cristão”.

Este ano, a novidade fica por conta do livreto, em forma de leitura orante, confeccionado pelo GREBIN, e nele consta quatro leituras sobre o livro de Jonas.