"Quando Deus quer uma obra, os obstáculos são meios" (Pe. Júlio Chevalier, mSC)







quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CARDEAL GERALDO MAJELLA ANUNCIA BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE

O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, a beatificação da irmã Dulce. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa para ser concluído.

De acordo com dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano.

A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

Fonte: CNBB / Agência do Vaticano

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AOS BISPOS DO REGIONAL NE 5(MARANHÃO) EM VISITA AD LIMINA.

Em visita ad limina apostolorum, os bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB (estado do Maranhão) foram recebidos em audiência pelo papa Bento XVI, que foi saudado pelo bispo emérito de Viana (MA), dom Xavier Gilles, ex-presidente do Regional.

"Lendo os vossos relatórios, pude dar-me conta dos problemas de caráter religioso e pastoral, além de humano e social, com que deveis medir-vos diariamente. O quadro geral tem as suas sombras, mas tem também sinais de esperança", disse o papa.

São 14 os bispos que participam da visita, que termina no sábado, 30. Na agenda do episcopado maranhense há visitas aos dicastérios da Santa Sé, dentre outros compromissos. Ontem eles celebraram missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Leia, abaixo, a íntegra do discurso do papa.

Amados irmãos no episcopado,

«Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo» (2 Cor1, 2). Desejo antes de mais nada agradecer a Deus pelo vosso zelo e dedicação a Cristo e à sua Igreja que cresce no Regional Nordeste 5. Lendo os vossos relatórios, pude dar-me conta dos problemas de caráter religioso e pastoral, além de humano e social, com que deveis medir-vos diariamente. O quadro geral tem as suas sombras, mas tem também sinais de esperança, como Dom Xavier Gilles acaba de referir na saudação que me dirigiu, dando livre curso aos sentimentos de todos vós e do vosso povo.

Como sabeis, nos sucessivos encontros com os diversos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tenho sublinhado diferentes âmbitos e respectivos agentes do multiforme serviço evangelizador e pastoral da Igreja na vossa grande Nação; hoje, gostaria de falar-vos de como a Igreja, na sua missão de fecundar e fermentar a sociedade humana com o Evangelho, ensina ao homem a sua dignidade de filho de Deus e a sua vocação à união com todos os homens, das quais decorrem as exigências da justiça e da paz social, conforme à sabedoria divina.

Entretanto, o dever imediato de trabalhar por uma ordem social justa é próprio dos fiéis leigos, que, como cidadãos livres e responsáveis, se empenham em contribuir para a reta configuração da vida social, no respeito da sua legítima autonomia e da ordem moral natural (cf. Deus caritas est, 29). O vosso dever como Bispos junto com o vosso clero é mediato, enquanto vos compete contribuir para a purificação da razão e o despertar das forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Quando, porém, os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas (cf. Gaudium et spes, 76).
Ao formular esses juízos, os pastores devem levar em conta o valor absoluto daqueles preceitos morais negativos que declaram moralmente inaceitável a escolha de uma determinada ação intrinsecamente má e incompatível com a dignidade da pessoa; tal escolha não pode ser resgatada pela bondade de qualquer fim, intenção, conseqüência ou circunstância. Portanto, seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural (cf. Christifideles laici, 38). Além disso no quadro do empenho pelos mais fracos e os mais indefesos, quem é mais inerme que um nascituro ou um doente em estado vegetativo ou terminal? Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático – que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana – é atraiçoado nas suas bases (cf. Evangelium vitæ, 74). Portanto, caros Irmãos no episcopado, ao defender a vida «não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambigüidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo» (ibidem,82).
Além disso, para melhor ajudar os leigos a viverem o seu empenho cristão e sócio-político de um modo unitário e coerente, é «necessária — como vos disse em Aparecida — uma catequese social e uma adequada formação na doutrina social da Igreja, sendo muito útil para isso o "Compêndio da Doutrina Social da Igreja"» (Discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 3). Isto significa também que em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum (cf. Gaudium et spes 75).

Neste ponto, política e fé se tocam. A fé tem, sem dúvida, a sua natureza específica de encontro com o Deus vivo que abre novos horizontes muito para além do âmbito próprio da razão. «Com efeito, sem a correção oferecida pela religião até a razão pode tornar-se vítima de ambigüidades, como acontece quando ela é manipulada pela ideologia, ou então aplicada de uma maneira parcial, sem ter em consideração plenamente a dignidade da pessoa humana» (Viagem Apostólica ao Reino Unido, Encontro com as autoridades civis, 17 de setembro de 2010).
Só respeitando, promovendo e ensinando incansavelmente a natureza transcendente da pessoa humana é que uma sociedade pode ser construída. Assim, Deus deve «encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política» (Caritas in veritate, 56). Por isso, amados Irmãos, uno a minha voz à vossa num vivo apelo a favor da educação religiosa, e mais concretamente do ensino confessional e plural da religião, na escola pública do Estado.

Queria ainda recordar que a presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia do seu respeito. Eles têm um valor particular, no caso do Brasil, em que a religião católica é parte integral da sua história. Como não pensar neste momento na imagem de Jesus Cristo com os braços estendidos sobre a baía da Guanabara que representa a hospitalidade e o amor com que o Brasil sempre soube abrir seus braços a homens e mulheres perseguidos e necessitados provenientes de todo o mundo? Foi nessa presença de Jesus na vida brasileira, que eles se integraram harmonicamente na sociedade, contribuindo ao enriquecimento da cultura, ao crescimento econômico e ao espírito de solidariedade e liberdade.
Amados Irmãos, confio à Mãe de Deus e nossa, invocada no Brasil sob o título de Nossa Senhora Aparecida, estes anseios da Igreja Católica na Terra de Santa Cruz e de todos os homens de boa vontade em defesa dos valores da vida humana e da sua transcendência, junto com as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens e mulheres da província eclesiástica do Maranhão. A todos coloco sob a Sua materna proteção, e a vós e ao vosso povo concedo a minha Benção Apostólica.

Quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Papa Bento XVI
Fonte: http://www.cnbb.org.br/ / Agência do Vaticano

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Papa Bento XVI anuncia Sínodo para a Nova Evangelização em 2012

No encerramento do Sínodo para o Oriente Médio, no domingo, 24, o papa Bento XVI anunciou um Sínodo para a Nova Evangelização em 2012. O pontífice reiterou a “urgente necessidade” de uma nova evangelização, sobretudo “nos países de antiga cristianização”.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente do recém-criado dicastério para a “Nova Evangelização”, arcebispo Rino Fisichella, disse que acolheu a notícia com “grande admiração”, porém “surpreso e alegre” pelo papa tratar o tema com atenção.

“Em primeiro lugar, com grande admiração acolho a grande surpresa pela relevância que o papa dá a esse tema que se torna sempre mais importante uma nota característica de seu Pontificado. Portanto, uma surpresa unida ao sentido de profunda alegria ao saber que o papa, além de ter instituído semanas atrás o novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, agora pense também em envolver todo o episcopado no mundo para esse Sínodo de 2012”.

Dom Rino, no entanto, considera a importância da Igreja rever seus métodos de evangelização. “Creio que existam alguns pontos fundamentais que retornam à mente e, em primeiro lugar, diria, a exigência de renovar tudo aquilo que é a capacidade da Igreja de querer estar em condições de ainda levar o Evangelho de Jesus Cristo ao homem de hoje”. O tema da secularização é outra atenção que deve ser dada à Igreja, de acordo com o presidente da Congregação. “Inevitavelmente há o grande tema da secularização, um fenômeno que deve ser olhado e estudado com atenção, dando, porém, uma resposta positiva”.

Informações: Rádio Vaticano

ASSASSINADO UM PADRE DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA-CE.

Mais um padre foi assassinado no Brasil. Trata-se do pároco da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fortaleza (CE), padre Josenir Morais Santana, 48 anos. O crime aconteceu na madrugada do dia 25, na cidade de São Luís do Curu (a 77 quilômetros da capital).

Segundo a Polícia Civil, o religioso foi atingido por um único disparo de arma de fogo quando trafegava em seu automóvel, após participar de uma festa na cidade de São Luiz do Curu. Ainda conforme a Polícia, a bala penetrou as costas do padre atingindo o coração. Ele perdeu o controle do automóvel, que derrubou uma placa de sinalização da BR-222 e, em seguida, chocou-se contra a cerca de outra residência.

De acordo com o assessor para Comunicação Social da arquidiocese de Fortaleza, padre Gilson Soares, o caso torna-se misterioso porque não foram identificadas marcas de tiro do lado de fora do carro. A suspeita é de que o disparo tenha sido efetuado enquanto o veículo estava parado no acostamento da BR-222. “Algumas pessoas informaram que viram o veículo as margem da BR, antes de descer até a cerca. Ele [o padre], provavelmente, após o disparo tentou sair do veículo para procurar socorro, mas não conseguiu. O carro desceu e atingiu a cerca”, explicou o perito criminal Ireudo Pereira, que esteve no local.

O corpo do padre foi trazido para Fortaleza e examinado na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). Segundo o assessor, padre Gilson, o corpo do padre assassinado foi levado para a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde foi celebrada a missa de corpo presente. “Em seguida, trasladado para a capela do distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante (a 59 quilômetros de Fortaleza), no qual foi sepultado na manhã de hoje, 26”, explicou padre Gilson.

Ontem, 25, a arquidiocese de Fortaleza emitiu uma nota de pesar pelo assassinato do padre, afirmando que o religioso era conhecido por sua “simplicidade, sua alegria juvenil, e que conquistava a todos, mesmo os que se encontravam afastados da comunidade. Outras características marcantes de sua personalidade foram seu empenho sacerdotal, seu dinamismo e criatividade. Muito comunicativo sempre incentivava a comunidade a viver os ensinamentos de Jesus e seu amor com os mais pobres”.

O padre Josenir foi ordenado sacerdote em 1995, sendo nomeado, inicialmente, responsável pelas áreas pastorais de Pitombeiras e Tapera, em Aquiraz, onde passou seis anos e sete meses. Depois, nomeado para São Gonçalo.

Leia abaixo a íntegra da nota da arquidiocese de Fortaleza pelo assassinato do padre Josenir morais Santana.

Falecimento do padre Josenir Morais Santana

Foi encontrado morto, dentro do carro da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Conj. Alto Alegre, Fortaleza CE, da qual era pároco, na BR 222, km 77, nesta manhã, o Padre Josenir Morais Santana, 48 anos. Natural de Fortaleza, padre Josenir foi ordenado sacerdote em 01 de julho de 1995. Foi nomeado vigário paroquial responsável pelas áreas pastorais de Pitombeiras e Tapera, Região Episcopal Praia, em julho de 1995, onde passou seis anos e sete meses e pároco de São Gonçalo do Amarante, em 6 de abril de 2002, onde permaneceu por 8 anos. Em janeiro deste ano foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no conjunto Alto Alegre I, em Messejana.

Conhecido por sua simplicidade, sua alegria juvenil, conquistava a todos, mesmo os que se encontravam afastados da comunidade. Outras características marcantes de sua personalidade foram seu empenho sacerdotal, seu dinamismo e criatividade. Muito comunicativo sempre incentivava a comunidade a viver os ensinamentos de Jesus e seu amor com os mais pobres.

Seu corpo será velado nesta tarde na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conjunto Alto Alegre I, Messejana, onde haverá missa de corpo presente às 18 horas presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Logo após a santa missa, o corpo seguirá para a Capela do distrito de Croatá, pertencente à Paróquia de São Gonçalo do Amarante, onde será sepultado amanhã às 8 horas.

25 de Outubro de 2010
Comunicação Social daArquidiocese de Fortaleza

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Regional Nordeste 5 elege seu novo presidente - DOM GILBERTO, BISPO DE IMPERATRIZ-MA

Nesta segunda-feira, 25, o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) elegeu seu novo presidente. O bispo diocesano de Imperatriz (segunda maior diocese do Maranhão), dom Gilberto Pastana de Oliveira assume a função até o término da gestão da atual presidência. Ele sucede o bispo emérito de Viana, dom Xavier Gilles Maupeou dÁbleiges, que estava à frente do Regional desde 2005 e teve sua renúncia ao governo da diocese de Viana aceita pelo papa Bento XVI no dia 7 de julho passado. Dom Xavier pediu a renúncia após completar 75 anos, em março, conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.

Na linha de sucessão, dom Gilberto será o quarto presidente do Regional desde a instalação da sede em São Luís no ano de 1991.

Visita Ad Limina
Os bispos do Regional Nordeste 5 se encontram no Vaticano, onde aconteceu a eleição do seu novo presidente. Os 14 bispos (11 diocesanos e 3 eméritos) começaram hoje sua Visita Ad Limina que segue até o próximo sábado, 30.

A partir de amanhã tem início a visita aos Dicastérios romanos [departamentos do Governo da Igreja Católica, que compõem a Cúria Romana]. A primeira visita será à Congregação para os Bispos, Doutrina da Fé, Leigos e Família. No dia 27, eles visitam a Congregação para o Clero, Educação Católica e encerram o dia com uma missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. No dia seguinte, os prelados visitam a Congregação para o Culto Divino e concelebram uma missa na Basílica de São João de Latrão. A reunião segue até sábado, 30.

Na visita ad Limina, que ocorre a cada cinco anos, os bispos do mundo inteiro são chamados a se encontrar com o papa e com os diversos organismos da Cúria Romana. Chama-se "ad Limina Apostolorum" por tratar-se da visita ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Comunidade Cristã que está em Roma, onde se encontra a Sé de Pedro.Além do encontro pessoal e em grupo com o Santo Padre, e da visita aos diversos organismos que fazem parte da Cúria Romana, os bispos celebram juntos a santa missa nas quatro basílicas papais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior, e São João de Latrão – sede da Diocese de Roma.A visita ao túmulo dos Apóstolos representa sempre para os bispos um momento de profunda experiência eclesial, de fortalecimento da fé, e de confirmação e renovação na comunhão com o Sucessor de Pedro.

Acesse também o site do Regional Nordeste V (Maranhão) -www.cnbbne5.org.br

MENSAGEM DO SETOR DE JUVENTUDE PELO DNJ 2010

Mensagem do Setor Juventude pelo Dia Nacional da Juventude “Muita reza, muita luta, muita festa!”. Este é o slogan de 25 anos do Dia Nacional da Juventude, que aconteceu neste domingo, dia 24 em todo o país.

Para celebrar a data, o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem, assinada pelo bispo referencial do Setor, dom Eduardo Pinheiro e pelo assessor nacional, padre Carlos Sávio da Costa, na qual parabeniza a todos os jovens do Brasil.

“Parabéns a todos aqueles e aquelas que, durante esses anos, não só mantêm acesa a chama deste evento, mas, através dele, provocam um olhar mais carinhoso, verdadeiro e respeitoso com relação a nossa juventude”, disse os representantes do Setor Juventude. Leia a íntegra da nota abaixo:

25 anos do DNJ

O mês de outubro, dedicado ao aprofundamento da dimensão missionária da nossa vocação de discípulo, foi escolhido para contemplar um dos maiores eventos de juventude da Igreja em nosso país: o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Estamos comemorando 25 anos de sua existência. Motivado pela promulgação do Ano Internacional da Juventude, pela ONU em 1985, o DNJ nasceu por iniciativa da Pastoral da Juventude e sempre quis ser um momento especial de manifestação da beleza, da força e do compromisso da nossa juventude. Percebendo a necessidade de proclamar bem alto a boa-nova de Jesus Cristo, este evento de massa vai às ruas e aos grandes espaços públicos para, juntamente com várias outras expressões de juventude, cantar a força da vida e mostrar a todos o quanto ainda se tem a aprender com o dinamismo juvenil.

Parabéns a todos aqueles e aquelas que, durante esses anos, não só mantêm acesa a chama deste evento, mas, através dele, provocam um olhar mais carinhoso, verdadeiro e respeitoso com relação a nossa juventude.

Este significativo Jubileu coincide com a manifestação que os jovens católicos, sob a orientação das pastorais da juventude, fazem nas praças para um ‘basta à violência juvenil’. A juventude é portadora de riquezas imensas, sonhos ousados, coração generoso, espiritualidade vibrante, muita energia e criatividade, e não podemos deixar que a violência social e cultural comprometa o presente que Deus nos concede com a vida dos jovens para a vida de nosso povo.

Ao festejar esta data memorável, vamos, todos, renovar nossa paixão pela juventude motivando-a, sobretudo, à paixão por Aquele que, chamando-nos de amigos, se coloca como o único Caminho, Verdade e Vida.


Brasília, 24 de outubro de 2010

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB
Bispo referencial para a Juventude-CNBB

Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor do Setor Juventude-CNBB
Fonte: CNBB

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PRIMEIROS MOMENTOS DA SEMANA CHEVALIER

NA SEMANA CHEVALIER ACONTECE ENCONTRO VOCACIONAL

O sábado, 16, foi marcado pela temática vocacional. No início deste dia, a oração da manhã foi consagrada à Virgem Maria, através do canto do Ofício da Imaculada Conceição. Logo após o momento orante houve o café e durante toda a manhã deste dia os vocacionados abriram o Encontro Vocacional assistindo "A Missão", um filme britânico de 1986, um drama histórico, dirigido por Roland Joffé. Após o filme com cantos e reflexões foram partilhadas as impressões do mesmo, especialmente no aspecto da vida missionária.

Já à tarde, Pe. Tarcísio,mSC - formador da casa e responsável pela PV(Pastoral Vocacional) no Nordeste, trabalhou a temática do “conhecimento de si, dos valores(qualidades) e da liberdade”. Às 18h deste dia, houve a celebração eucarística presidida pelo mesmo. O dia culminou com uma exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento por três horas, das 21h as 00h.

Na manhã do domingo, 17, os vocacionados se encontraram com o Superior Provincial, Pe. Cortez,mSC da Província de São Paulo-SP que abordou a temática da “vocação na Bíblia”, especificamente o chamado (vocação) de Samuel. Foi um momento importante, visto que a temática sintoniza muito a vida de tantos missionários/as.

A tarde do domingo foi de descanso, pois na programação da noite na Matriz de são Cristóvão, houve a celebração uma missa presidida pelo Pe. Cortez,mSC e concelebrada pelos padres João Crisóstomo,mSC e Tarcísio,mSC. Com a participação da comunidade local, seminaristas que animaram a celebração e vocacionados que participaram na proclamação das leituras,etc.

GLAUBÉRCIO VALENTIM - Aspirante MSC

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comissão para Doutrina da Fé elabora novo subsídio pastoral

Com o objetivo de trabalhar a redação de um novo subsídio doutrinal, cuja temática é “Doutrina, Teologia e Ensino”, a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina de Fé se reuniu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta segunda-feira, 18.

“O destaque desta reunião se referiu a um assunto de extrema importância para a Igreja, que é a ‘Doutrina, Teologia e o Ensino’. Este trabalho de elaboração de um novo subsídio é destinado aos bispos, professores e alunos dos nossos seminários, pois, a preocupação da Comissão é com a parte teórica da Evangelização, e não apenas com a prática”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Ainda segundo dom Walmor, os trabalhos para a conclusão do novo subsídio estão bem adiantados, devendo passar ainda pela comissão de especialistas [teólogos], em fevereiro, para ser lançado na 49ª Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011.

Além do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor, estiveram presentes à reunião o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o bispo de Lorena (SP), dom Benedito Beni, o bispo de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina de Fé, padre Wilson Angotti e o diretor do departamento de Teologia da PUC-RJ, padre Paulo Cezar Costa.

Segundo padre o Wilson Angotti, na ocasião do lançamento do subsídio, será lançado um livro que reunirá todos os documentos da Congregação para a Doutrina da Fé, desde o Concílio Vaticano II até a atualidade.

BRASIL TEM NOVO CARDEAL: Dom Raymundo Damasceno Assis

O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 20, a nomeação de 24 novos cardeais entre os quais o brasileiro, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Com sua nomeação, o Brasil passa a ter nove cardeais, dos quais seis são eméritos.

Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Este será o terceiro Consistório do pontificado de Bento XVI e os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.

Dom Damasceno, que participa em Roma do Sínodo para os bispos do Oriente Médio, tem 73 anos e foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandados (1995 a 1998 e 1999 a 2003).

Mineiro de Capela Nova, o novo cardeal foi ordenado padre no dia 19 de março de 1968 para a arquidiocese de Brasília (DF). Nomeado bispo auxiliar de Brasília em 1986, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de setembro do mesmo ano e adotou como lema “Na alegria do Senhor”. Em janeiro de 2004, foi transferido para a arquidiocese de Aparecida.

Com pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), dom Damasceno fez a filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Atividades de dom Damasceno como bispo.
Bispo Auxiliar de Brasília-DF (1986-2004); Vigário-Geral e Vigário Episcopal na Arquidiocese de Brasília-DF; Professor do Departamento de Filosofia da UnB (1976-1991); Secretário-Geral do CELAM (1991-1995); Secretário-Geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Sto. Domingo); Secretário-Geral da CNBB (1995-1998) e (1999-2003); Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado; Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações; Membro do Departamento de Comunicação do CELAM; Membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB (2003-2007); Delegado do CELAM (2007); Presidente do CELAM; Membro da Pontifícia Comissão para a América Latina-CAL (2009); Sínodo para a África (2009).

domingo, 17 de outubro de 2010

CRISTÃOS DE OUTRAS CONFISSÕES VEEM NO SÍNODO UM EVENTO DE UNIDADE

Representantes de diferentes Igrejas cristãs não católicas que participam na assembleia do Sínodo dos Bispos para ao Oriente Médio como “delegados fraternos” tomaram a palavra nessa sexta-feira e reconheceram que o evento é um sinal de unidade ecumênica.

O bispo Shahan Srkissian, primaz dos armênios na Síria, afirmou que esta assembleia episcopal é considerada pela máxima autoridade dessa Igreja, Sua Santidade Aram I, “como o sínodo de todas as Igrejas do Oriente Médio, pois vivemos nas mesmas condições, partilhamos os mesmos problemas e nos encontramos ante os mesmos desafios”.

“Portanto, temos de nos concentrar conjuntamente na presença e no testemunho no Oriente Médio e nos consagrarmos juntos a reorganizar e renovar nosso compromisso e nossa missão.”

O representante armênio considerou como prioridade “manifestar mais concreta e claramente a unidade das Igrejas, que constitui hoje mais que nunca um imperativo para o Oriente Médio. A respeito das diferenças eclesiológicas, as Igrejas devem estar sempre juntas, devem fazer juntas seu planejamento e devem atuar juntas”.

Propostas
O metropolitano de Aleppo (Síria), Mar Gregoios Yohanna Ibrahim, do Patriarcado Sírio Ortodoxo de Antioquia e de todo Oriente, também centrou sua intervenção no ecumenismo e apresentou uma nova sugestão ao Papa: “separar a comunhão da autoridade”.

Desta modo, toda a Igreja entre em uma comunhão única e a unidade na fé volta a se converter no que era antes da época das divisões, disse o metropolitano ortodoxo.

Ele pediu um compromisso por parte do Sínodo para tentar unificar a data da festa da Páscoa, que os católicos vivem segundo um calendário diferente dos cristãos orientais.

“Os cristãos esperam com impaciência ver sua própria unidade representada por este símbolo”. E perguntou: “este sínodo venerável tomará a decisão de unificar a festa da Páscoa?” “Este pode ser o primeiro passo para a tão desejada unidade cristã”, disse.

Diálogo ecumênico
O bispo Armash Nalbandian, de Damasco, primaz da Síria do Patriarcado Supremo e Catholicosado de todos os Armênios, confessou: "temos a profunda esperança de que esta assembleia especial do Sínodo nos ofereça novas oportunidades para encontrar novos caminhos de diálogo ecumênico, cooperação e testemunho da mensagem do Evangelho”.

“Esperamos desta assembleia uma reorganização das Igrejas católicas e uma renovação do testemunho de fé. Mas a missão, assim como a existência das Igrejas católicas, pode ser ou deve ser entendida só em comunhão ecumênica e unidade com as demais Igrejas da região”, indicou.

O primeiro a tomar a palavra foi o metropolitano ortodoxo Makarios Tillyridis, do Quênia. Ele enfatizou a urgência do amor “pela unidade e de trabalhar juntas todas as Igrejas cristãs no Oriente Médio”.

Primado do Papa
O metropolitano greco-ortodoxo Georges Khodre, de Byblos, Botrys e Monte Líbano, pediu à Igreja católica que esclareça a relação entre a Eucaristia e a comunhão com o Papa.

“A menção do bispo de Roma na liturgia, fora de sua própria diocese, introduz a ideia de uma Igreja universal”, afirmou. “Este termo introduz uma noção numérica, espacial, sociológica, enquanto que a Igreja católica se constitui ela própria localmente antes de tudo pelo Senhor como seu Corpo”.

Por isso, considerou que “com a menção do Papa de Roma nas liturgias orientais, está-se convidando as Igrejas a uma prática que o Oriente nunca conheceu”.

O metropolitano Mar Gewargis Sliwa, de Bagdá e Iraque, do Patriarcado da Igreja assíria do Oriente, converteu-se em porta-voz dos sofrimentos dos cristãos de seu país. Ele pediu uma ação coordenada dos cristãos “para chamar as organizações internacionais humanitárias e políticas a proteger o povo iraquiano desta destruição e criar condições que permitam a existência dos cristãos nesse país”.

CIDADE DO VATICANO, sábado, 16 de outubro de 2010 (ZENIT.org)

Igreja do Oriente Médio: abrir-se às novas comunidades

O presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, convidou as Igrejas orientais a se abrir aos movimentos eclesiais e às novas comunidades, num mundo marcado por uma “secularização generalizada”.

Durante os trabalhos da assembleia do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, o purpurado destacou a necessidade de “formar identidades cristãs firmes e convictas, de despertar a audácia de uma presença visível e incisiva de fiéis leigos com a vida pública”.

Em referência ao nascimento, após o Concílio Vaticano II, de numerosos movimentos eclesiais e novas comunidades, “um verdadeiro dom do Espírito Santo” – afirmou –, é desejável que as Igrejas do Oriente Médio se abram a essas comunidade “com confiança”.

“Não devemos ter medo desta novidade no que se refere ao método e ao estilo do anúncio: trata-se de uma ‘provocação’ saudável, que ajuda a sair da rotina pastoral” que “coloca em risco nossa missão”.

“O futuro da Igreja nesta região do mundo depende precisamente de nossa capacidade de estar docilmente à escuta do que o Espírito diz à Igreja hoje, também através dessas novas realidades agluninadoras.”

Movimentos chamados à missão
Durante as intervenções conciliares das diversas congregações do sínodo, vários padres conciliares reconheceram o papel que os novos movimentos estão tendo na vida das comunidades locais.

Em referência a esses movimentos da Igreja, o arcebispo de Tiro dos grego-melquitas (Líbano), Dom Georges Bacouni, considerou que não são só “uma nova vitalidade para a oração e a vida evangélica”.

São mais: “uma capacidade inspiradora para numerosos homens e mulheres para permanecer em seus países como missionários e servir a suas Igrejas locais com zelo e obediência”.

Convidando a alentar estas iniciativas, afirmou que é “crucial – inclusive vital – para os bispos e o clero darem-se conta de que estes novos movimentos trabalham ‘na’ e ‘para’ a Igreja e que sua contribuição não é uma ameaça, mas um enriquecimento aos esforços da Igreja para catequizar os fiéis e preservar uma presença cristã no Oriente Médio”.

CIDADE DO VATICANO, sábado, 16 de outubro de 2010 (ZENIT.org)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

COMEÇOU HOJE A XV SEMANA CHEVALIER

Com uma celebração da eucaristia às 19h de hoje na Capela do Seminário Pe. Júlio Chevalier, aqui em São Luís-MA, presidida pelo Pe. João Crisóstomo,mSC, iniciamos a XV SEMANA CHEVALIER refletindo a temática: "MSC:100 anos de missão no Brasil".

Com a participação dos seminaristas e vocacionados vindos do Ceará(Luís Cláudio e Luís Neto, ambos de Fortaleza) e Richardson, Rafael e Kennedy(vindos da Paróquia de Sta. Helena -MA).


Estamos no aguardo dos seguintes vocacionados:
1. Alexandre Gaspar - Maranguape(CE)
2. David Oliveira - Fortaleza(CE)
3. Elson - Santa Helena(MA)
4. Evanilson - Sergipe

5. Evaniel - São Luís(MA)

P.S.: Todos os dias postaremos aqui notícias e momentos que estarão acontecendo nesta Semana de nosso fundador.

Oremos ao Senhor da messe para que estes dias sejam de frutificação na vida e um despertar vocacional inspirado em Pe. Chevalier no ardor missionário.

Universitários são chamados a ‘lançarem suas redes’ na evangelização pela internet

O dia 11 marcou o encerramento do 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que aconteceu no campus Betim, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O evento que começou no dia 9, com a acolhida aos mais de 200 participantes, se encerrou com uma celebração de envio, no auditório central do campus.

O 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos teve como objetivo “conectar” as várias expressões de seguimento cristão presentes no meio universitário, em um encontro que reuniu a juventude para refletir sobre a ação evangelizadora no meio acadêmico.

O EBRUC foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizado pelo Setor Universidades com parceria da PUC-MG. O tema do encontro foi “Presença e registros dos universitários: linguagens, caminhos, profissões e identidade” e o lema: “Conectando vida na tela do saber”.

Segundo o bispo referencial do Setor Universidades da CNBB e arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes, “a juventude universitária espera receber o anúncio de Jesus Cristo, e nada melhor do que o próprio universitário para evangelizar o meio onde atua”.

Participaram do evento o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o bispo referencial do Setor Universidades da CNBB, dom Eduardo Benes, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo; o reitor da PUC-MG, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o bispo auxiliar de Goiânia, dom Waldemar Passini Dalbelo; a assessora nacional dos Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Llori Aguado; o coordenador nacional da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), irmão Adriano Brollo e o assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, lembrou os participantes da mensagem escrita pelo papa Bento XVI por ocasião do 44º Dia Mundial das Comunicações. “A mensagem do Papa chegou as Igrejas como um pedido para que ‘lancemos as redes em águas mais profundas’, ou seja, evangelizem pela internet. Esse é um dos propósitos deste encontro com universitários cristãos. Então lancem suas redes e evangelizem”, disse.

No âmbito do encontro, os jovens estudantes tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas, oficina, palestras, debates, reflexões, momentos culturais e celebrações.

Durante um dos momentos de oração, o arcebispo de Belo Horizonte reiterou a grande alegria da realização do 1º EBRUC em Minas Gerais. "A força dos valores que sustentam a cidadania está em Cristo. A fonte inesgotável dos valores está em Cristo". Dom Walmor pediu aos jovens que sejam alavancas na evangelização em suas comunidades, que multipliquem com seus exemplos de fé o anúncio de Jesus. "É preciso ousar mais, ter coragem de dar testemunhos."

Segundo a organizadora do encontro e assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Llori Aguado, o intuito do encontro foi valorizar a juventude enquanto “rosto” jovem da Igreja e da humanidade. “Além disso, queríamos motivar a juventude cristã brasileira a participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madri (Espanha), em 2011. Também, dar visibilidade às iniciativas de pastoral/evangelização existentes nas universidades na busca de uma caminhada conjunta, apoiando-nos mutuamente e somando esforços”.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

XV SEMANA CHEVALIER - De 18 a 21 de outubro. PARTICIPE!

Nós, missionários do Sagrado Coração, temos alegria de convidar você e sua família a participar da XV Semana Chevalier.
Durante esta semana buscaremos viver com mais intensidade a espiritualidade do nosso fundador. E assim queremos compartilhar com todos os nossos irmãos e irmãs tão belo carisma deixado pelo Pe. Chevalier. Especialmente no Brasil estamos fazendo 100 anos de missão, sob a proteção de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Nesses dias teremos missa, momentos de Espiritualidade, Missas nas ruas do entorno do Semináro, palestras, etc.

Acompanhe a PROGRAMAÇÃO:

18/10 (segunda-feira) – 19h – Momento de Espiritualidade Missionária (aberto à participação de toda comunidade).

19/10 (terça-feira) – Missa nos grupos de Rua (Mangueira, Pedreira, Estrada da vitória) com padres, seminaristas e vocacionados.

20/10 (quarta-feira) – Palestra com a temática da Missão (Pe. Cortez,mSC - Provincial de São Paulo) com participação do Grupo das Senhoras Amigas e estendido à toda Paróquia de São Cristóvão.

21/10 (quinta-feira) – DIA DO FUNDADOR
As 19h - Missa de Encerramento da Semana com participação dos padres, seminaristas, vocacionados, grupos de Rua, e todo o povo de Deus.
Nosso contatos:
SEMINÁRIO PADRE JÚLIO CHEVALIER - MSC
Rua: Flavio Bezerra, 434 -São Cristovão
Tel. (98) 3258-8073
E-mail:
seminariopadrejuliochevalier@hotmail.com

INFORME-SE: Origem do mês das Missões.

O organizador das celebrações do Mês das Missões no Brasil foi o padre Gaetano Maiello, Pime. Nasceu em Bolzano (Itália), em 6 de fevereiro de 1929. Foi ordenado sacerdote em Nápoles (Itália), em 1951. De 1951 a 1959 atuou, entre outras coisas, como secretário do Pe. Paulo Manna (hoje, Bem-Aventurado, fundador da Pontifícia União Missionária).

Atuou 25 anos no Brasil. Foi, por 14 anos, missionário em Macapá, AP (1959 a 1970 e 2002 a 2005). Depois de um tempo na Itália, regressou à Missão no Brasil em 1972, onde ficou até 1984.
Trabalhou nas Pontifícias Obras Missionárias, primeiro como Secretário (1973-1976) e depois, "com dedicação e eficiência", como primeiro Diretor Nacional (1976-1983), quando as quatro Obras foram unificadas em uma única instituição e a Sede Nacional transferida para Brasília, DF (1978). Nessa ocasião foi também Assessor da então Linha 2 da CNBB e organizou o Centro Cultural Missionário (CCM/CNBB) em Brasília. Faleceu na Itália, dia 5 de janeiro de 2009.

Em entrevista ao Jornal Missão Jovem, padre Maiello falou sobre a sua atuação em Brasília, quando deu início às celebrações do Mês das Missões (outubro):"Em fevereiro 1972, em Manaus, entrei em contato com os superiores e bispos da Amazônia e, na ocasião, apresentei um projeto nacional de animação missionária universal.

O ano de 1972 foi, com certeza, o ano mais missionário no Brasil. Surgiram os programas Igrejas-Irmãs entre as prelazias do Norte e Nordeste e as Igrejas já mais organizadas do restante do Brasil.

Foram fundados quatro periódicos missionários: Sem Fronteiras (pelos combonianos), Kosmos (pelos xaverianos), Missões (pelos missionários da Consolata) e Mundo e Missão (pelos missionários do Pime). Foi também fundado o Conselho Indigenista Missionário (Cimi/CNBB).
Numa reunião na CNBB, em 7 de agosto, presente o Card. Agnelo Rossi, Prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, apresentei uma proposta detalhada de renovação da Pastoral Missionária no Brasil. A primeira iniciativa concreta foi a organização de um novo programa de celebração do Dia Mundial das Missões, que se transformou no Mês das Missões, com materiais audiovisuais renovados, um opúsculo sobre A Igreja e a Animação Missionária, e outros subsídios.

Antes do início do Mês das Missões, realizamos um encontro nacional de todos os agentes da Pastoral Missionária, presidido por D. Mário Gurgel, da Pastoral Missionária. Foi quando fundamos o Conselho Missionário Nacional (Comina), em seguida reconhecido como organismo da CNBB.

A pedido da Direção Mundial das POM, apresentei, em Roma, a nossa sugestão do Mês das Missões, que foi acolhida e instituída em todas as direções nacionais das POM."

O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI em 14 de abril de 1926, a pedido dos seminaristas da Arquidiocese da Sardenha, Itália. O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927. Em 2010, celebraremos o 84º Dia Mundial das Missões (24 de outubro, penúltimo domingo do Mês das Missões).

Nasce Conselho Pontifício para Promoção da Nova Evangelização

Dom Rino Fisichella apresenta o novo dicastério da Santa Sé
Começou a desempenhar suas tarefas o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, um novo dicastério que tem o fim de "refletir" e "encontrar formas adequadas" para anunciar o Evangelho "aos muitos batizados que não compreendem mais o sentido de pertença à comunidade cristã", disse seu presidente, Dom Rino Fisichella.

O prelado apresentou na manhã de hoje, em coletiva de imprensa na Santa Sé, o Motu Proprio Ubicumque et semper, do Papa Bento XVI, com o qual se institui oficialmente este novo órgão da Cúria Romana.

O Pontífice já havia anunciado sua criação durante a homilia das vésperas celebradas no último dia 28 de julho, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros de Roma, por ocasião da comemoração da festa de São Pedro e São Paulo.

Seu presidente está à espera da nomeação do secretário e do subsecretário por parte do Papa.
O dicastério se encontra na famosa Via della conciliazzione, que conecta a Santa Sede com a capital italiana.

O Conselho Pontifício para a Nova Evangelização pretende enfrentar "o subjetivismo da nossa época", que se fecha "em um individualismo privado de responsabilidades públicas e sociais", disse Dom Fisichella.

Por isso, buscará encontrar as formas nas quais o progresso da ciência da comunicação realizou, para fazer que se convertam em instrumentos positivos ao serviço da nova evangelização, entendendo que estes "têm o leme da cultura e da mentalidade no contexto atual".

Uma ação burocrática?
Um dos jornalistas perguntou se a criação deste novo dicastério era um movimento burocrático por parte da Santa Sé. Dom Fisichella respondeu que é necessário "confiar no Papa Bento XVI" e disse que, pessoalmente, não acha que o Papa "seja o homem da burocracia", mas sim "o homem do anúncio; quem, com profunda inteligência e cultura, soube criar este espaço para comprometer a Igreja de forma concreta ao serviço".

Dom Fisichella indicou que o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização se dedicará a combater o relativismo, que o Papa sempre denunciou, e difundir "uma correta antropologia" em meio a uma mentalidade marcada "pelas consequências do secularismo", o qual "tende a afastar o homem contemporâneo de sua relação fundamental com Deus".

Promover o Catecismo
Um dos objetivos do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização será a promoção do estudo e da difusão do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1992.

Dom Fisichella o qualificou como "um dos frutos mais maduros das indicações conciliares", o qual recolhe de maneira orgânica "o patrimônio do desenvolvimento do dogma" e representa "o instrumento mais completo para transmitir a fé de sempre, diante das constantes mudanças e interrogativos que o mundo apresenta aos fiéis".

Linhas de ação
O prelado disse que espera entrar em contato com os presidente das conferências episcopais em breve, para buscar e organizar diferentes iniciativas pastorais que tenham como fim enfrentar a secularização.

Diante da pergunta de um jornalista proveniente do México, sobre as ações que o dicastério empreenderá na América Latina, Dom Fisichella disse que "devo colocar a Europa em primeiro lugar", devido a que este continente está sofrendo um processo de descristianização mais agressivo.

Assegurou que o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização deve ressaltar e atualizar "as diferentes tradições e objetivos que as igrejas possuem devido à riqueza de tantos séculos de história".

Advertiu que a expressão "nova evangelização" não pode parecer uma "forma abstrata", mas sim encher-se "de conteúdos teológicos e pastorais e vamos fazer isso com o magistério destas últimas décadas".

Em diálogo com os jornalistas, Dom Fisichella citou uma expressão de São Gregório Magno: "Os fiéis nos deixam e nos abandonam e nós permanecemos em silêncio". E disse que a criação deste novo dicastério é "o sinal que o Papa nos deu para não permanecermos em silêncio".

"Agora é o momento de retomar nossa palavra e ser valentes, porque somos arautos do Evangelho", concluiu o presidente do novo dicastério.
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 12 de outubro de 2010 (ZENIT.org)

Papa Bento XVI reza pelo resgate dos 33 mineiros no Chile

O papa Bento XVI expressou nesta quarta-feira, 13, sua esperança com o resgate dos 33 mineiros presos há 69 dias na mina San José, no Chile, dizendo que reza pela "bondade divina".

"Continuo com esperança de encomendar a bondade divina aos mineiros da região do Atacama", afirmou o pontífice, saudando em espanhol os peregrinos que assistiam à audiência na praça São Pedro, no Vaticano.

Até o momento da publicação desta matéria 18 dos 33 mineiros soterrados já foram retirados da mina nesta quarta-feira, na reta final da extraordinária operação montada para salvá-los.

Na semana passada, Bento XVI já havia declarado que rezava "fervorosamente" pelos mineiros chilenos.

PAPA BENTO XVI NOMEIA NOVO BISPO PARA DIOCESE DE SOBRAL - CE.

O papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira, 11, padre Odelir José Magri, MCCJ, o novo bispo para a vacante diocese de Sobral (CE). Nascido no dia 18 de abril de 1963, em Campo Erê (SC), padre Odelir José Magri é da Congregação dos Padres Combonianos.

Foi ordenado sacerdote aos 18 de outubro de 1992. Os estudos filosóficos e teológicos do monsenhor Odelir foram feitos em Paris, na França. Em São Paulo, ele fez diversos cursos para formadores, através da Universidade Gregoriana. Como sacerdote, exerceu o ministério pastoral no Congo Kinshasa, África (1992 a 1996); entre 1997 e 1999, monsenhor Odelir foi formador escolástico em São Paulo e pároco. Passou pelo Conselho Provincial ainda em 1999 até 2001 e foi mestre do noviciado de sua Congregação em Contagem (MG), entre 2002 e 2003. Ele é assistente geral da sua Congregação em Roma desde 2003.

DIOCESE DE SOBRAL - CE

Vacante desde 16 de agosto de 2009, a diocese de Sobral foi criada em 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum do papa Bento XV. Ela foi desmembrada da então diocese de Fortaleza. A diocese de Sobral está no norte do Ceará e tem uma superfície de 19.143 km² e cerca de 38,0 habitantes por quilômetro quadrado. É composta por 29 municípios. Seu último bispo diocesano foi dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que atualmente é arcebispo de Olinda e Recife (PE).

Fonte: http://www.cnbb.org.br/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida aguarda 165 mil romeiros de todo o Brasil para a festa da padroeira

Amanhã, dia 12, acontece a tão esperada Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida. A novena em preparação à festa, teve início no último dia 3. Ontem, dia 10, a novena celebrou o tema “Maria: olhar que evangeliza”. Ainda ontem, a novena fez memória aos Missionários Redentoristas responsáveis pelos cuidados ao Santuário Nacional e da devoção a Nossa senhora Aparecida.
Até este domingo passaram pelo Santuário cerca de 85 mil devotos. Amanhã o Santuário espera receber 165 mil. Em 2009 passaram pelo local durante todo o ano 9.554.485 visitantes. Cerca de 46.598 a mais que 2008.

Todos os anos, a festa reflete um tema geral e um tema diário. Em 2010, o tema geral é "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". Os temas diários estão relacionados aos milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Nesta segunda-feira, 11, encerramento da novena em preparação à festa da Padroeira, o bispo de Blumenau (SC), dom Giuseppe Negri, preside uma reflexão no Santuário, e amanhã, o arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), cardeal Serafim Fernandes de Araújo, preside a missa solene.

Desde o dia 6, participaram da novena o bispo de Crato (CE), dom Fernando Panico, o arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e o arcebispo de Pouso Alegre (MG), dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho.

Na quinta-feira, esteve no Santuário Nacional, o bispo de São Félix (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner, e nesta sexta-feira, o bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Josafá Menezes da Silva, fez a pregação da noite.No sábado, 7º dia da novena, o arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, presidiu uma reflexão no Santuário e hoje, 11, é a vez do bispo Emérito de Rubiataba (GO), dom José Carlos de Oliveira.Para o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, receber os pastores da Igreja de todo o Brasil, faz pulsar ainda mais forte o coração católico do Brasil."No Santuário Nacional, maior Santuário Mariano do Mundo, nos unimos em oração com todo o Brasil. E em momentos de reflexão, trocamos olhares com a Mãe Aparecida. É muito bom estarmos juntos celebrando a nossa padroeira", disse padre Darci.

O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, participa da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio em Roma. Neste domingo, 11, dom Damasceno enviou uma mensagem especial a todos os religiosos e devotos de Nossa Senhora Aparecida.

“Saúdo a todos os presentes neste Santuário e aos que participam da novena pelos Meios de Comunicação Social. Durante a Celebração Eucarística, junto ao túmulo de São Pedro, rezei pelos fiéis da Arquidiocese de Aparecida, pela família Campanha dos Devotos e por todo o povo brasileiro”, diz um trecho da mensagem.

Fonte: CNBB/A12.com

PAPA BENTO XVI ABRE O SÍNODO DOS BISPOS NO ORIENTE MÉDIO

Na missa abertura do Sínodo para o Médio Oriente, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, neste domingo, 10, o papa Bento XVI pediu um esforço comum das religiões e da comunidade internacional em favor da paz no Médio Oriente, recusando “qualquer expressão de violência”.

“Todos são chamados a dar o seu próprio contributo: a comunidade internacional, apoiando um caminho fiável, leal e construtivo em direcção à paz; as religiões mais presentes na região, promovendo os valores espirituais e culturais que unem os homens e excluem qualquer expressão de violência”, disse o Papa.

O Sínodo é uma assembleia consultiva de bispos que representam o episcopado católico, convocados para ajudar o Papa no governo da Igreja.

A REUNIÃO
A Assembleia deve reunir 185 participantes até o dia 24 deste mes discutindo o tema “A Igreja Catolica no Oriente Medio: comunhao e testemunho. ‘A multidao dos fieis tinham um so coraçao e uma so alma’” (At 4,32). Do Brasil, participa o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americando, dom Raymundo Damasceno Assis.

Lembrando “a delicada e muitas vezes dramática situação social e política de alguns países”, o papa defendeu a necessidade de “favorecer as condições de paz e de justiça, indispensáveis para um desenvolvimento harmoniosos de todos os habitantes da região”.

A unidade das Igrejas católicas árabes também esteve no centro da intervenção do papa que uma maior “comunhão da Igreja Católica no Médio Oriente”.

“É a terra de Abraão, de Isaac e de Jacob; a terra do Êxodo e do regresso do exílio; a terra do Templo e dos Profetas; a terra em que o Filho Unigénito nasceu de Maria, ali viveu morreu e ressuscitou; é o berço da Igreja, constituída para levar o Evangelho de Cristo até aos confins do mundo”, disse.

Bento XVI destacou a importância de promover a unidade “no interior de cada Igreja, entre todos os seus membros” e nas relações com as outras Igrejas.

“Não obstante as dificuldades, os cristãos da Terra Santa são chamados a reavivar a consciência de serem pedras vivas da Igreja no Médio Oriente, junto dos Lugares santos da nossa salvação”, acentuou.

Fonte: CNBB/Ecclesia

domingo, 10 de outubro de 2010

CNBB entra em campanha para minimizar números da hanseníase em todo o país.

Neste domingo, 10, cerca de 13 mil paróquias em todo o Brasil vão dar destaque especial nas missas, ao tema hanseníase. Isso porque a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abraçou a causa da doença, que tem cerca 37 mil novos casos, todos os anos, em todas as regiões do país. A mobilização aconteceu através de uma carta que a CNBB enviou a todas as dioceses pedindo que o tema seja abordado nas missas de domingo, com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre a doença. O tema foi motivado porque neste domingo, o Evangelho do Dia trata da cura de dez “leprosos” (Lc 17, 11).

Para o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja entra nessa campanha com o objetivo de minimizar os números da doença, ainda elevados em todo o país. “Nós ainda temos um índice grande de novos casos e a doença ainda não foi erradicada do nosso país. Queremos caminhar nessa direção, sobretudo nas áreas mais afetadas e, quanto mais nossas crianças forem informadas acerca da doença, mais chances teremos de levar a prevenção a todas as nossas populações”, sublinhou o secretário.

Dom Dimas ainda acrescentou que a carta é um material importante nas mãos dos sacerdotes para que eles possam explicar a realidade da doença para os fiéis durante as missas do domingo. “É importante eles lerem a carta e explicarem sobre a doença para que as pessoas saibam que ela tem cura e pode ser controlada de maneira precoce em todo o país”, disse.

O coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Arthur Custódio Moreira, destacou que a força de 13 mil paróquias em todo o país contextualizando sobre a doença será importante para deixar as pessoas informadas sobre os cuidados a serem tomados para a prevenção da hanseníase. “A articulação da CNBB tem um potencial muito grande de informar com dados atuais sobre a doença e será de suma importância as 13 mil paróquias falarem sobre o assunto para que as pessoas possam tomar mais cuidado com a doença e preveni-la precocemente”.

Concordou com Arthur, a coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Maria Aparecida de Faria Grossi. De acordo com ela, a Igreja tem capilaridade para atingir regiões que a própria saúde pública não consegue. “A Igreja pode apoiar muito essa possibilidade de levar a informação atualizada sobre a doença a todas as comunidades brasileiras. A Igreja atinge populações que muitas vezes a saúde não atinge, portanto, a capilaridade da Igreja é extremamente conhecida e nós precisamos desse apoio para que mais e mais os cidadãos consigam descobrir a sua doença precocemente e fazer o diagnóstico e o tratamento adequado para preveni-la; lembrando que o tratamento da hanseníase está disponível em 97% do serviço de saúde pública e nos serviços hospitalares especializados”.

DIAGNÓSTICO DA DOENÇA
Maria Aparecida, que é médica especializada em dermatologia, explicou também como diagnosticar a doença. “A hanseníase é detectada na pele das pessoas geralmente através de manchas. No local da mancha a pessoa não sente diferença entre o quente e o frio, a ponta e a cabeça do alfinete; não sente o tato. Esses casos devem procurar o serviço de saúde para que se tenha possibilidade do tratamento precoce”, explicou a coordenadora.

No fim da coletiva, que aconteceu na sede da CNBB, em Brasília, dom Dimas falou à imprensa sobre o conteúdo da nota em relação ao momento eleitoral, que está no próprio site da Conferência.

Dom Pedro Casaldáliga segue internado em Goiânia

O bispo emérito de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, de 83 anos de idade, está internado em Goiânia (GO) onde passou por uma avaliação. Ele ficou uma semana num hospital de Ceres (GO) e foi para a capital do estado para novos exames.

Segundo o padre Paulo Gabriel, dom Pedro Casaldáliga “está com o coração muito fraco, além de precisar passar por uma cirurgia na próstata”. Esse procedimento, no entanto, não deve ocorrer em menos de um mês, devido ao seu delicado estado de saúde. "Ele está com ânimo ótimo e espírito positivo, mas muito fraco e o corpo não acompanha", disse o padre.

Dom Casaldáliga está internado no Hospital do Rim. Segundo padre Paulo, que acompanha o bispo emérito, a saúde dele tem-se agravado também por causa do Mal de Parkinson.

Dom Pedro Casaldáliga é conhecido pelas lutas em que sempre se engajou, tais como a reforma agrária, a proteção aos índios, contra o trabalho escravo ou pela integração da América Latina.

Quando bispo de São Félix do Araguaia, em setembro de 1970, escreveu uma denúncia sobre o trabalho escravo, com o título "Feudalismo e escravidão no norte do Mato Grosso" e, em outubro de 1971, por ocasião da sua ordenação episcopal, lançou a carta pastoral intitulada "Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social".

Em 2005, renunciou ao cargo por motivo de idade. Ele vive em Mato Grosso desde 1968. Nascido na Catalunha, região da Espanha cuja capital é Barcelona, é uma personalidade conhecida mundialmente.

PAPA ACEITA RENÚNCIA DE DOM CLÁUDIO HUMES DO CARGO DE PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Bento XVI acolheu, no último dia 7, a renúncia apresentada, por limites de idade, pelo cardeal dom Cláudio Hummes, do cargo de prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano.
O papa Bento XVI nomeou como sucessor do brasileiro o arcebispo Mauro Piacenza, até então secretário do mesmo dicastério vaticano.

O cardeal dom Cláudio Hummes, é frade franciscano e nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo.

Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, na Cúria Romana.

O Papa acolheu também a renuncia apresentada por limite de idade pelo cardeal Paul Josef Cordes, do Conselho Pontifício “Cor Unum”, chamando o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, arcebispo emérito de Conakry, Robert Sarah, para a sucessão.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FESTA DE ANIVERSÁRIO - ALEX COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA, 21 ANOS!

O seminarista Alex Fernandes da Trindade, completa hoje mais um ano de vida. Aos 05 de outubro de 1989 em Fortaleza - CE, nascia o quinto filho do casal Maria das Graças Fernandes da Trindade e Raimundo Sales da Trindade, residentes no municipio de Fortaleza, mas precisamente no bairro Ancuri.

Sempre entusiasmado participou das atividades pastorais de sua Área Pastoral e da Região Episcopal onde atuava na Pastoral da Juventude. Já no ano passado(2009) ingressou no Seminário Pe. Júlio Chevalier em São Luís-MA para iniciar sua vida junto à uma comunidade religiosa(MSC).

Hoje está no Postulantado e cursando o 2º ano de filosofia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Também atua pastoralmente na comunidade de Juçatuba que faz parte da Paróquia São Raimundo Nonato.

Ao aniversariante nossos votos de Parabéns e muitas felicidades!





segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".


Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.


ORAÇÃO À SÃO FRANCISCO
Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.
São Francisco de Assis, rogai por nós! Amém.

CONGRESSO DISCUTE IMPRENSA CATÓLICA EM ROMA

O presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, abriu na manhã desta segunda-feira, 4, o Congresso que discute a imprensa católica em Roma, na Itália. Participam 220 pessoas de 80 nacionalidades diferentes.

“Estamos vivendo um momento histórico em que a imprensa laica interroga sobre seu futuro. Devemos interrogar-nos também qual a identidade mais profunda e qual deve ser a missão da imprensa católica”, disse o presidente.

“Deveríamos pensar a imprensa católica numa perspectiva de serviço ou perguntar qual seu papel na sociedade e na Igreja?”, acrescentou.

Este é o quinto congresso realizado pelo Pontifício Conselho. Os anteriores trataram das TVs Católicas, faculdades de comunicação católicas, rádios católicas. O 4º Congresso reuniu os bispos responsáveis pela comunicação das conferências episcopais.

“Era fundamental nesta sucessão de temas reunir para falar da imprensa católica no contexto atual que está marcado pelas novas tecnologias”, explicou dom Celli. “Encontramo-nos aqui, sobretudo para escutar. No nosso coração há muitas perguntas. Junto com vocês queremos encontrar respostas ou intenção de resposta”, acentou.

Problemática e futuro da imprensa
Este foi o tema da primeira mesa-redonda, que abriu o Congresso. A vice-diretora da Pew research Center, Amy Mitchell apresentou dados que mostram o declínio da imprensa escrita nos Estados Unidos. Segundo Mitchel, o papel do jornalismo é oferecer um serviço e não um produto. “O papel do jornalista hoje é mais importante porque dá o sentido da notícia; é uma notícia de serviço. Não se trata de apenas dar a notícia, mas dar mais informação que ajuda o leitor a interpretar a realidade”, explicou.

Já o austríaco Michael Prüller, vice-diretor do Dies Presse, defendeu que não se pode prevê que a internet seja a morte da imprensa escrita. “Há 550 milhões de pessoas que compram jornal diariamente”, disse Prüller.

Prüller reconhece, no entanto, o declínio de muitos jornais, mas não vê a internet como a única culpada. “O declínio começou nos anos 1970”. Uma das causas, segundo Prüller, é econômica. “40% dos gastos de um jornal é com pessoal. Não se pode substituir as pessoas por máquinas. Uma solução poderia ser o jornal eletrônico, mas não sei se daria certo”, esclareceu.

O Congresso prossegue até quinta-feira, 7. Pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participam a assessora do Setor de Comunicação Social, Irmã Élide Fogolari, e o assessor de imprensa, padre Geraldo Martins.

Estão previstas, ainda, conferências sobre “imprensa católica: desafios globais”; “imprensa católica: suas perspectivas”; “Comunhão eclesial e controvérsias. Liberdade de expressão e verdade na Igreja”; “Imprensa católica e internet”.

sábado, 2 de outubro de 2010

IGREJA NO BRASIL REALIZA SEMANA NACIONAL DA VIDA E DIA DO NASCITURO

Com o tema “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.

Segundo a pastoral familiar, o tema foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II de 1991. Neste documento, o papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada. O papa Bento XVI, na mensagem para o Dia mundial da Paz, em 2007, ratificou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento”.

Neste período, as dioceses, as paróquias, comunidade, etc são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.

SAIBA MAIS...

Porque a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.

Mas quem é o Nascituro?
É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.

Por que o tema: “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”
A carta encíclica do Papa João Paulo II, Centesimus Annus, nos números 38 e 39, traz uma proposta que foi um pouco esquecida. O Papa fala da necessidade de uma ecologia humana. Nós demoramos 200 anos para entender que não é possível utilizar todo o poder técnico de que dispomos para depredar a natureza, porque a natureza tem a sua própria finalidade, que deve ser respeitada. Respeitar as águas dos rios, as florestas, as espécies animais, o ar, é fundamental. Do mesmo modo, nós devemos entender que é necessário respeitar limites quando se trata da existência humana. A ecologia humana significa uma atenção para preservar a dignidade. Para preservar especificamente o humano do homem. Para que o homem não vire um animal, onde se devora um ao outro.
Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, recordou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra... são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento. Com efeito, um desenvolvimento que se limitasse ao aspecto técnico-econômico, esquecendo a dimensão moral-religiosa, não seria um desenvolvimento humano integral e terminaria, ao ser unilateral, por incentivar as capacidades destruidoras do homem" (n. 9).
Ao enfrentar os desafios apresentados pela tutela do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, somos chamados a promover e a "salvaguardar as condições morais para uma autêntica “ecologia humana” (Centesimus annus, 38). Isto, por sua vez, exige um relacionamento responsável não somente com a criação, mas inclusive com o nosso próximo, de perto e de longe, no espaço e no tempo, mas também com o Criador.

Por que motivo a vida é um bem?
No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque “ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória” (cf. Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).

A vida ameaçada pelas forças do mal (Ap 12,4)
João Paulo II, profeta da vida, escreveu na Carta às Famílias, que nos encontramos defronte a uma enorme ameaça contra a vida: não apenas dos simples indivíduos, mas também de toda a civilização. A afirmação de que esta civilização se tornou, sob alguns aspectos, “civilização da morte”, recebe assim uma inquietante confirmação. E não será porventura um evento profético o fato de o nascimento de Cristo ter sido acompanhado do perigo para a sua existência? Sim, também a vida d'Aquele que é ao mesmo tempo filho do homem e filho de Deus, esteve ameaçada, esteve em perigo desde o início, e só por milagre evitou a morte.
Nos últimos decênios, todavia, notam-se alguns sintomas reconfortantes de um despertar das consciências: isto verifica-se tanto no mundo do pensamento como na própria opinião pública. Especialmente nos jovens, cresce uma nova consciência do respeito pela vida desde a concepção até o seu declínio natural; difundem-se as comissões de bioética e de defesa da vida, os movimentos pró-vida (pro life). É um fermento de esperança para o futuro da família e da inteira humanidade (cf. n. 21). “É urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro” (Evangelium Vitae, 100)Durante a "Semana Nacional da vida" acontecerão nas diversas dioceses e comunidades do Brasil várias iniciativas em favor da vida, organizadas por paróquias, associações e grupos de trabalho da Igreja Católica, mas também de outras confissões cristãs ou não cristãs, pois, “o Evangelho da vida não é exclusivamente para os crentes: destina-se a todos” (EV 101).
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Outras informações no site http://www.cnpf.org.br/