"Quando Deus quer uma obra, os obstáculos são meios" (Pe. Júlio Chevalier, mSC)







quarta-feira, 9 de junho de 2010

SIMPÓSIO DE TEOLOGIA DO IESMA ABORDA "ANO SACERDOTAL".

Com o tema: Fidelidade de Cristo. Fidelidade do Sacerdote; foi realizado entre os dias 18 e 21 de maio do ano em curso, o I SIMPÓSIO DE TEOLOGIA do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA (Faculdade Católica de São Luís). Teve a participação de vários bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB, entre eles o arcebispo de São Luís - Dom José Belisário da Silva, padres das diversas paróquias da Arquidiocese de São Luís e Dioceses vizinhas, seminaristas, religiosos e leigos. Nossa comunidade MSC formada por: Alex Fernandes, Camilo Leonidas, Elinaldo Cavalcante, Glaubércio Valentim e José Eduardo, também se fez presente em todos os dias.

Para ajudar na reflexão da temática do evento, D. Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e membro da Comissão de Formação Permanente da CNBB, abordou o tema de maneira leve e descontraída. Nas manhãs eram feitas as Conferências com falas de Dom Sérgio e participação dos bispos, padres e perguntas de seminaristas, religiosos e leigos. À tarde, eram destinadas as oficinas para o conhecimento e aprimoramento dos sub-temas, a seguir:

1. Os presbíteros a partir de uma reflexão bíblico-exegética
2. Resgatando a memória: presbíteros e bispos que marcaram a história da Igreja no Brasil e no Maranhão.
3. O presbíteros e o seu relacionamento com meios de comunicação social.
4. O presbítero fidei donum e missionário no Brasil e além fronteiras.
5. Questões eclesiástico-administrativas
6. O Exercício do Sacerdócio em diferentes religiões.
7. A espiritualidade do Presbítero (Pe. Ézio Saviolo)
8. O presbítero face aos desafios da pastoral urbana

Com este Simpósio, culmina na faculdade suas atividades em comemoração ao 150.º aniversário do de nascimento de João Maria Vianney, o Santo Patrono de todos os párocos do mundo. E que, segundo a CARTA DO SUMO PONTÍFICE BENTO XVI PARA A PROCLAMAÇÃO DE UM ANO SACERDOTAL nos diz: "Tal ano, que pretende contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um seu testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo... «O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus»: costumava dizer o Santo Cura d’Ars. Esta tocante afirmação permite-nos, antes de mais nada, evocar com ternura e gratidão o dom imenso que são os sacerdotes não só para a Igreja mas também para a própria humanidade."


Texo: GLAUBÉRCIO VALENTIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário