"Quando Deus quer uma obra, os obstáculos são meios" (Pe. Júlio Chevalier, mSC)







domingo, 22 de agosto de 2010

AGOSTO: Mês das Vocações!

Deus nos escolheu, Cristo nos chamou e o Espírito de amor nos enviou!

A vocação de cada um de nós está mergulhada no mistério da Trindade, que forma a comunidade perfeita. Se Deus é comunidade de amor, Ele quer que nossa vocação também seja comunitária. Desde 1981 o mês de agosto é dedicado às vocações sacerdotais, religiosas e leigas. É um momento importante para refletirmos sobre a nossa responsabilidade vocacional.

1) No primeiro Domingo celebramos o dia do Padre e, por conseguinte, de todas as vocações sacerdotais.

2) No segundo Domingo de agosto recordamos o dia dos pais e, por esse motivo, lembramos a vocação familiar (ser pai e mãe), a gerar vida, a continuar colaborando com a obra criadora de Deus.

3) No terceiro final de semana de agosto celebramos a Assunção de Maria, a mãe de Jesus. Maria é modelo de toda vida religiosa. Por essa motivação recordamos as vocações religiosas na Igreja.

4) No quarto domingo de agosto recordamos os catequistas e todos os ministérios leigos. São inúmeras as pessoas que doam um importante espaço de seu tempo para a comunidade.

REFLETINDO A VOCAÇÃO RELIGIOSA:
Essa vocação é assumida por pessoas que se sentiram chamadas por Deus a doarem suas vidas por uma causa.
Trata-se da consagração a Deus assumindo os votos de pobreza, castidade e obediência, ingressando numa Congregação ou Ordem Religiosa.
Os religiosos e religiosas são os sinais visíveis do amor de Jesus Cristo pela sua Igreja e pelo mundo. As congregações religiosas são mais de oitocentas (masculinas e femininas) e todas têm um carisma específico, deixado pelos fundadores.
As Congregações masculinas podem ser apostólicas e contemplativas.
As apostólicas estão inseridas nas atividades da Igreja, no meio da sociedade e do mundo. Atuam junto às paróquias, escolas, doentes, crianças, jovens, migrantes, pobres...
As contemplativas reproduzem a dimensão de Cristo "orante". São as pessoas chamadas a viverem nos mosteiros nos mais variados estilos.
A maioria das congregações tem padres e irmãos ou freis consagrados. Algumas congregações têm exclusivamente irmãos. As Congregações femininas também podem ser ativas ou contemplativas. As religiosas se consagram a Deus e são chamadas de Irmãs. Juntamente com os votos de castidade, obediência e pobreza, as irmãs dedicam suas vidas ao carisma a que se sentiram chamadas. A Igreja Católica possui também muitos Institutos de Vida Apostólica.

LEMBREMOS: Fomos escolhidos/as, chamados/as e enviados/as para uma missão comunitária, para a construção da dignidade e da paz no meio dos homens e mulheres do nosso tempo. Neste tempo, vamos refletir sobre a nossa vocação, ouvindo atentamente o apelos que o Senhor hoje nos faz.

Em breve, publicaremos informações sobre nossa Congregação. Porém, se alguem deseja conhecê-la melhor é só nos contactar a PV Nordeste: (98) 3258.8073 ou seminariopadrejuliochevalier@hotmail.com e falar com Pe. Tarcísio,mSC(Diretor-Formador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário