
Inicialmente, serão indicadas como metas de peregrinações as cidades de São Paulo (capital), Aparecida (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e cidades históricas mineiras.
O Ministério do Turismo espera expandir o potencial do turismo religioso no Brasil. Uma pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2007, apontou que 3,6% dos entrevistados declararam a religião como motivação para viagens. Considerando o volume total das viagens realizadas no país – estimado em 225 milhões – o resultado significaria um volume de cerca de 8 milhões de viagens.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, estima que a parceria com a Obra Romana de Peregrinações, que divulga metas mundialmente famosas, como Santiago de Compostela, na Espanha, e Fátima, em Portugal – "deve proporcionar um grande impacto no fluxo turístico estrangeiro rumo ao nosso país".
A definição dos roteiros está sendo debatida pela equipe do Va

Enquanto o Vaticano avalia as metas de peregrinações a serem indicadas, alguns estados brasileiros se antecipam na divulgação de sua vocação para o turismo religioso. Na Bahia, eventos como a lavagem da Igreja do Bonfim, a festa de Santa Bárbara (em Salvador), a romaria de Bom Jesus da Lapa e a festa da Boa Morte atraem multidões, anualmente.
Minas Gerais, por sua vez, conta com festas particulares na Semana Santa e no Corpus Christi, que reúnem turistas do mundo todo, principalmente em cidades históricas como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. Para a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, a notícia foi animadora: "Certamente, este acordo poderá contribuir para o aumento do fluxo turístico ao estado" – concluiu ela.
Nos próximos meses, o administrador delegado da Obra Romana de Peregrinações, o ganense Pe. Caesar Atuire, deverá visitar o Brasil com uma comitiva. Na ocasião, o governo brasileiro pretende apresentar outras opções nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de metas de ecoturismo como a Amazônia, Foz do Iguaçu e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
Fonte: Catolicanet.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário