"Quando Deus quer uma obra, os obstáculos são meios" (Pe. Júlio Chevalier, mSC)







quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Associações laicais ligadas às Congregações Religiosas discutem Identidade, vocação e missão dos leigos

Aconteceu, entre os dias 5 e 7, o 2º Encontro de Representantes das Associações Laicais nascidas a partir dos Carismas das Congregações Religiosas. O evento, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através do Setor Leigos, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) foi realizado no município de Mairiporã (SP), e contou com a participação de 84 pessoas de 47 associações – congregações.

Para o bispo referencial do Setor Leigos da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós, o evento é um esforço para valorizar a opção de vida leiga na Igreja. “As associações laicais são opções de vida que merecem ser ouvidas e ter um espaço para o diálogo e conhecimento mútuo. O encontro foi justamente esse espaço para elas se conhecerem e se fortalecerem juntas”, destacou o bispo.

O objetivo do encontro foi dar aprofundamento à identidade, vocação e missão dos leigos, a partir do documento 62 da CNBB (Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas), bem como buscar caminhos para viver o carisma particular de cada organização e colocá-los a serviço da missão confiada pela Igreja na perspectiva de um trabalho em rede. O encontro visa também articular as associações.

“O Encontro revelou mais uma vez a riqueza que são essas associações para os que delas participam e para a vida da Igreja”, comentou o assessor do Setor Leigos da CNBB, Geraldo Aguiar. Ainda de acordo com ele, “a vivência dos diferentes carismas leva leigos e religiosos a assumirem diferentes serviços que contribuem para vida do nosso povo, na perspectiva da construção do Reino de Deus. Foi um momento de graça para todos os participantes”, completou.
O leigo da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, Fernando Silva, participou do evento e disse que o encontro abriu duas oportunidades: “as discussões sobre o documento 62 da CNBB, que mostra a importância e competências para o leigo tanto nas associações como nas paróquias, e a oportunidade de integração entre as associações”, sublinhou. Fernando enfatizou ainda que a realização continuada do encontro vai fazer surgir novas associações. “Este segundo encontro reuniu várias associações e, despertou em várias Congregações religiosas que não têm associações laicais, o interesse em criar esse espaço. Creio que iremos ter brevemente novas associações surgidas desses encontros”, apostou.

O evento foi assessorado pelo padre Geraldo Furtado, da Congregação Rogacionista, e Laudelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Estiveram no encontro a representante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Maria das Graças Apolinário, e o bispo referencial dos leigos, dom Antônio Celso de Queirós.

De acordo com Geraldo Aguiar, durante o encontro foram feitos alguns encaminhamentos: criar e consolidar uma rede entre as associações, através de listas de e-mail e criar um blog. Além disso, em 2011 serão realizados encontros nas macro-regiões do país, para que mais associações de leigos possam participar.

Em 2012, essas associações irão participar ainda, do 4º Encontro Nacional de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais. Aguiar destacou que o encontro é realizado pelo Setor Leigos em parceria com o CNLB.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário